Por: Gabriela Bubniak | 28/06/2017

Por Rosana Ritta
Fotos: Rafael Verch/Divulgação

A rede Rancho Bom de Supermercados, com origem em Schroeder e lojas também em Jaraguá do Sul, recebeu no dia 22 deste mês o prêmio de Supermercado de Porte Médio Mais Admirado pelos Clientes. A premiação se refere à região Norte de Santa Catarina e foi entregue pela Acats (Associação Catarinense de Super­mercados) na ceri­mônia de encerramento da 30ª Exposuper (Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Su­permercados), realizada pela entidade entre os dias 20 a 22 deste mês, no Complexo Expoville, em Joinville.

A premiação é resultado de pesquisa realizada pela Acats com clientes, fornecedores e demais parceiros da rede Rancho Bom. Participaram da pesquisa realizada pelo Instituto Mapa todos os supermercados filiados à Acats. Mais de mil consumidores, e também fornecedores, foram consultados. Eles tiveram a oportunidade de avaliar diversos quesitos, justificando desta forma o que mais os atrai e os torna consumidores e fornecedores da rede. A pesquisa avaliou aspectos como atendimento, preços, promoções, qualidade e variedade de produtos e a localização das cinco lojas da rede – duas localizadas em Schroeder e três em Jaraguá do Sul.

rancho-bom-1-1-1024x634

“Temos orgulho e uma alegria imensa ao observamos a transformação daquele empreendimento familiar surgido lá em 1968. Esse prêmio reflete nosso comprometimento com o desenvolvimento das pessoas, com serviços de qualidade e o bom re­lacionamento que temos com os fornecedores”, destaca o gerente de marketing da rede, Robson Se­bold.

“Mais do que informarmos deste prêmio, queremos agradecer do fundo do coração a todos os clientes, colaboradores, fornecedores e à Acats pelo reconhecimento ob­tido”, reforça Sebold, que trabalha no grupo há sete anos – há seis meses na função de gerente de marketing.

Na grande final da votação, o Rancho Bom enfrentou outros dois fortes concorrentes ao prêmio, as redes Albino e Condor, ambas concorrendo com as unidades de Joinville.

Um bairro e uma história de décadas

Foi no bairro Rancho Bom, na então comunidade rural de Schroeder da década de 60 que o casal Erico e Leonor Tomaselli Borinelli fundou em 1968 a Casa Comercial Erico Borinelli. Era uma pequena mercearia com 48m², que fornecia serviços de tafona para os colonos que traziam milho em grão para ser moído e também que servia de lazer, oferecendo para a comunidade uma cancha de bocha, mesa de sinuca e bar.

O primeiro grande passo para a consolidação da rede que hoje tem cinco lojas foi dado em 1º de agosto de 1990, quando a Casa Comercial Erico Borinelli passou a se chamar Supermercado Rancho Bom Ltda., tendo como inspiração o nome do bairro, que também se chamava Rancho Bom. A partir desta data, a empresa passou a ser administrada por Clélio Nevio Baggenstoss e pela esposa dele, Grácia Parecida Borinelli Baggenstoss, filha do casal Borinelli.

Gerente financeiro do Rancho Bom Supermercados, Inácio Piske, recebe troféu SUPERMERCADO MAIS ADMIRADO DO NORTE CATARINENSE – MÉDIO PORTE, em evento da Acats, no dia 22 de junho. | Foto: Divulgação

Gerente financeiro do Rancho Bom Supermercados, Inácio Piske, recebe troféu SUPERMERCADO MAIS ADMIRADO DO NORTE CATARINENSE – MÉDIO PORTE, em evento da Acats, no dia 22 de junho. | Foto: Divulgação

A partir de 2007, o processo de expansão
Em 2007, foi inaugurada a segunda loja, localizada no centro da cidade de Schroeder. Em 2010, o Rancho Bom expandiu fronteiras e apostou no mercado jaraguaense, abrindo sua 3ª loja, no bairro Jaraguá Esquerdo, em Jaraguá do Sul. Em 2013, foi inaugurada a 4ª loja, no bairro Vieiras, e em 2016 a 5ª, no bairro Rio Cerro. No total, a rede oferece hoje em torno de 400 vagas de emprego direto, onde a qualificação profissional dos funcionários é considerada um investimento prioritário.

Hoje, a terceira geração da família já participa da administração do Rancho Bom Supermercados, por meio dos filhos de Clélio e Grácia, Gustavo Borinelli Baggenstoss e Rodolfo Borinelli Baggenstoss. A empresa também conta na administração com o gerente comercial Jackson Rocha de Camargo, que está na empresa há 18 anos.

Os projetos para o futuro incluem planos de expansão e uma nova unidade em Jaraguá do Sul, no bairro Três Rios do Sul. O galpão já foi concluído e, segundo Sebold, só não vai ser aberta agora porque a rede trabalha na ampliação dos seus centros de distribuição de produtos para, então, inaugurar a nova uni­dade, que deverá ser a maior do grupo. Um dos centros, chamado de CD2, será somente para bebidas, para abastecer todas as lojas do grupo.

CONHEÇA:

RANCHO BOM JARAGUÁ DO SUL – RIO CERRO
RUA PASTOR ALBERT SCHNEIDER, 900 – BARRA DO RIO CERRO – JARAGUÁ DO SUL/SC
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: SEG. À SÁB. 8H ÀS 21H / DOMINGO FECHADO
TELEFONE: 47/3374-6993

RANCHO BOM JARAGUÁ DO SUL – JARAGUÁ ESQUERDO
RUA JOÃO JANUÁRIO AYROSO, 1616 – JARAGUÁ ESQUERDO – JARAGUÁ DO SUL/SC
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: SEG. À SÁB. 8H ÀS 21H / DOMINGO FECHADO
TELEFONE: 47/3374-6994

RANCHO BOM JARAGUÁ DO SUL – VIEIRAS
RUA EXPEDICIONÁRIO RUDI HORBURG, 16 – VIEIRAS – JARAGUÁ DO SUL/SC
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: SEG. À SÁB. 8H ÀS 21H / DOMINGO FECHADO
TELEFONE: 47/3374-6995

RANCHO BOM SCHROEDER
RUA CÂNDIDO TOMASELLI, 879 – RANCHO BOM – SCHROEDER/SC
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: SEG. À SEX. 8H ÀS 12H – 14H ÀS 19H / SÁB. 7H30MIN ÀS 16H / DOMINGO FECHADO. TELEFONE: 47/3374-6996

RANCHO BOM SCHROEDER CENTRO
RUA MAL. CASTELO BRANCO, 5120 – CENTRO – SCHROEDER/SC
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: SEG. À SEX. 8H AS 20H / SÁB. 7H30 AS 19H / DOMINGO FECHADO. TELEFONE: 47/3374-6997