Por: Gabrielle Figueiredo | 17/08/2015

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) confirmou já na sexta-feira, dia 14, que os 32 radares entre Joinville e Palhoça começariam a emitir multas por excesso de velocidade a partir desta segunda-feira, dia 17.

A Polícia recebeu a homologação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) sobre o pedido do início das notificações.

Foto: Alex Ramos

Foto: Alex Ramos

Desde março de 2014, os dispositivos já operavam em modo educativo, ou seja, marcavam a velocidade, mas sem multar. No mês de julho, foram registradas aproximadamente 34 mil passagens acima do limite de velocidade nesses pontos, o que equivale a 0,16% do total de veículos que transitaram por essas regiões, de acordo com a Autopista Litoral Sul.

No total, 8 estão colocados sobre a faixa principal da rodovia: 4 em São José, 1 em Palhoça, 2 em Joinville e 1 no Morro do Boi, entre Balneário Camboriú e Itapema. Apenas este último tem velocidade máxima de 60 km/h por ser uma descida, os outros têm limite de 80 km/h.

Já os radares instalados nas marginais têm velocidade máxima de 40 km/h a 60 km/h. A velocidade é menor em áreas com travessia urbana. De 24 equipamentos instalados nas vias laterais da BR-101, 9 em São José, 7 em Palhoça, 3 em Biguaçu, 3 em Itajaí e 2 em Itapema.

Com informações do G1 Santa Catarina.