Por: Gabriela Bubniak | 05/08/2014

Apartamento, casa, quitinete ou um quartinho. Não importa onde, todo mundo pode ter o próprio jardim em casa. Confira aqui dicas e ideias incríveis para começar e manter vivo um cantinho natural no seu lar. Dentro ou fora, seja qual for o espaço disponível, é possível fazer aconteces. Veja como:

1. Plante nas frutas

planta1

Isso mesmo! Você não leu errado, plantar sementes nas cascas de frutas cítricas é uma ótima forma de garantir a nutrição das mudas com a própria compostagem (decomposição) da fruta, além de ficar lindo! Lembre-se de fazer um furo no fundo para drenagem.

2. Use filtros de café como tela de proteção

planta2

Coloque filtros de café (melhor ainda se forem usados) no fundo dos vasos. Ele vai tampar o furo de drenagem, mas vai continuar permitindo a saída da água, evitando que a terra escoe com a água e suje o quintal.

3. Comece a plantação no ovo

Além de ser uma coisinha linda para a decoração, esses “vasinhos” de casca de ovo natural são ótimas fontes de cálcio para as mudas e podem depois ser enterradas para continuar a plantação no jardim ou em um canteiro maior.

huerto

4. Replante as rosas

Não é porque a flor murchou que a beleza acabou. Se você teve a sorte de ganhar um buquê, replante! Uma forma para replantar rosas é enxertá-las em batatas. Separe o caule da flor e espete as pontas inferiores dele em uma batata pequena. Plante/enterre a batata. O caule acabará desenvolvendo raízes novamente com a umidade do tubérculo.

planta4

5. Belisque a Erva

Não, não estamos fazendo apologia ao uso de drogas. Essa é apenas uma dica para estimular o crescimento das suas ervas e temperos. Beliscar (suavemente) a parte de cima das folhas, principalmente do manjericão, faz a planta reagir com um instinto natural, fazendo com que cresça para se proteger.

planta6

6. Mini estufa

Garrafas pet são ótimas estufas caseiras que podem estimular o crescimento da sua hortinha em casa e fazer as folhas ficarem mais verdinhas. Corte o topo da garrafa (preservando 3/4 da parte inferior garrafa) e use um pires de apoio.

e051c94c8b68bffec1a722caf7402c61

7. Plante na rolha

Outra ideia linda de decoração que faz muito bem para as plantinhas, especialmente da espécie “Suculenta”. Para quem não sabia, a rolha comum é feita com uma “casca” de árvore. 

diy-ideas-upcycle-that

Dica: cole um ímã e use os vasinhos como enfeites de geladeira!

8. Canteiro de tijolos

Para quem não tem uma área própria para plantio, mas tem um terreno plano, uma boa sugestão é montar um canteiro com tijolos, ou melhor ainda se usar blocos como a imagem abaixo sugere. Assim, você pode dividir em “seções”  as espécies que serão plantadas. Basta apoiá-los em pé, com os furos voltados para cima e encher os espaços com terra.

planta9

9. Adube com cálcio

O solo absorve muito mais cálcio das cascas de ovo se elas forem moídas. Bata batê-las no liquidificador e jogar na terra.

IMG_0661-600x800

10. Não deixe as paredes vazias

Pra quem mora em apartamento sabe da dificuldade de ter um jardim, mesmo sendo pequeno. Por isso uma das opções é usar o espaço que tem disponível e por a criatividade em ação. Se te um lugarzinho na sacada, por exemplo, que tal montar você mesmo uma estante para por uns vasinhos com o que quer plantar?

20170130imagem18

Falta grana?

Se não tem verba pra fazer uma grande estrutura, tem algumas dicas bem legais pra por em prática. Se liga só:

1 – Vá atrás de doações: se você quer encher seu jardim de plantas, pode ser caro comprar plantas novas em centros de jardinagem, peça mudas a amigos ou familiares para as poder plantar em um dos seus vasos ou na terra do seu jardim.

2 – Aposte em plantas perenes: se resolver comprar algumas mudas, aposte sempre em plantinhas que têm o ciclo de vida longo, e que vivam mais de dois anos. Elas vão ficar em ótimo estado o ano inteirinho, o que vai reduzir os gastos, sem precisar tentar recuperá-las ou substituí-las. Quer exemplos? Flor-de-lis, ruibarbo, aspargo, azaleas, e outros.

3 – Decoração reciclada: se você pensa em decorar seu jardim e tem espaço para dispôr alguns móveis, então busque sempre opções para reutilização. Uma escada velha, por exemplo, pode ser transformada em uma estante para as plantas.

img_680_ins_3349_600

Tem também a opção de reutilização de pneus usados (pode se tornar uma mesa, mancos ou vasos), latas de alimentos usadas, caixas de frutas feitas de madeira e até pallets.

É fácil, não é? Segundo algumas dessas dicas é possível começar a ‘levantar’ hoje mesmo o seu jardim e deixar ele lindo, do jeitinho que sempre quis! 😉