Por: Gabriela Bubniak | 1 ano atrás

Já parou para pensar no porquê a rua da sua casa tem o nome que tem? O fato é que a maioria delas leva nomes de pessoas que, de alguma, fizeram parte da história de Jaraguá do Sul.

São 38 bairros que abrigam aproximadamente 1,8 mil ruas, das quais mais de 233 (nós contamos) são nomes de mulheres que fizeram alguma diferença por aqui. Resolvemos, então, resgatar histórias e falar sobre algumas dessas mulheres.

Com a ajuda do pesquisador e historiador Ademir Pfiffer, chefe do Museu Histórico Emílio da Silva, e da Silvia Kita, do Arquivo Histórico Eugênio Victor Schmöckel, nós conseguimos reunir histórias de mulheres de notoriedade no município.

Como não poderíamos falar de todas em um post só, escolhemos seis, das principais etnias presente na cidade: alemães, poloneses, italianos, húngaros, pomeranos e os negros. Assim pudemos representar um pouquinho do que cada uma representou em vida em Jaraguá.

Bertha Weege (pomeranos)
Rua Bertha Weege – Barra do Rio Cerro

Bertha Karsten Weege nasceu em Blumenau, no dia 27 de fevereiro de 1881 e faleceu em 3 de setembro de 1961. Foi casada com Guilherme Weege (ou Wilhelm Weege em alemão), o homem a quem a ajudou a criar a Malwee Malhas. O casal chegou a Jaraguá do Sul em 1906 abriu a primeira casa comercial da época naquela região.

Bertha-weege

Clique na foto para navegar pela Rua Bertha Weege. (Foto: Reprodução/Google)

No início a casa comercial tinha como principal atividade queijaria e açougue. Em 1948, passou a ser Sociedade Anônima sob a direção do filho, Sr. Wolfgang Weege. Este foi um período de modificações, em que a empresa ampliou e adquiriu um frigorífico e laticínios. Na década de 60, o frigorífico foi fechado e no local, a ideia de ocupar o espaço com uma nova indústria surgiu, optando-se então por implantar uma empresa têxtil.

Em 4 de Julho de 1968 foi fundada a Malwee Malhas, negócio que foi assumido pelo filho do casal Wolfgang, que fez prosperar. Entre as realizações dele está o Parque Malwee.

Fundação da indústria Malwee e início das atividades de moda. (Foto: reprodução/Grupo Malwee)

Fundação da indústria Malwee e início das atividades de moda. (Foto: reprodução/Grupo Malwee)

A lei que determina o nome de dona Bertha como rua é a Lei nº 423 de 1973, sancionada por Eugênio Strebe, prefeito de Jaraguá do Sul na época.

Carmen Piazera Breithaupt (italianos)
Rua Carmen Piazera Breithaupt – Czerniewicz

Jaraguaense de nascença, Carmen nasceu dia 14 de junho de 1928, filha de Afonso e Elisabeth Piazera. Foi casada com Hans Breithaupt e tiveram dois filhos, Bruno e Roberto.

rua carmen-piazera-breithaupt

Clique na foto para navegar pela Rua Carmen Piazera Breithaupt. (Foto: Reprodução/Google)

Começou a trabalhar na empresa da família quando os filhos foram estudar em Curitiba, em uma época em que poucas mulheres trabalhavam fora, e teve uma atuação notável no comércio da cidade. Foi uma das fundadoras da creche Constância Piazera, onde prestou serviço voluntário por muitos anos. Ela faleceu no dia 11 de fevereiro de 2010.

Direitos autorais: Arquivo Histórico de Jaraguá do Sul

Direitos autorais: Arquivo Histórico de Jaraguá do Sul

A lei que determina o nome de Carmen Piazera Breithaupt como rua é a Lei nº 7.242 de 2016, sancionada por Dieter Janssen, prefeito de Jaraguá do Sul da última gestão.

Maria Umbelina da Silva (negros)
Rua Maria Umbelina da Silva – Água Verde

Mãe do pesquisador Emílio da Silva, veio com a família do fundador da Colônia Jaraguá, o  Emílio Carlos Jourdan, engenheiro e coronel honorário do Exército Brasileiro. Nasceu no dia 28 de maio de 1856, na cidade de Paraty (hoje Araquari). Filha de Manoel Silvestre da Silva e Bárbara Massaneiro. Casou com Alexandre Lopes, em 1879. Canoeiro de profissão, morreu afogado em 1901.

rua-maria-umbelina-da-silva

Clique na foto para navegar pela Rua Maria Umbelina da Silva. (Foto: Reprodução/Google)

Maria Umbelina casou-se pela segunda vez em 1902, com Antonio Bárbara Castelho, italiano e jardineiro de profissão. Ao todo, ela teve sete filhos e morreu em 18 de setembro de 1949, em Corupá.

WhatsApp Image 2017-02-06 at 14.00.52

Foto retirada do livro: “Jaraguá do Sul: a povoação do Vale do Itapocu”, de Emílio da Silva.

O filho Emílio foi um grande pesquisador da história da cidade e também professor do curso primário na Colônia Schröderstrasse, no distrito de Bananal (atual Guaramirim). A escola, que atendia alunos de baixa renda, foi construída em madeira por ele e um grupo de voluntários e recebeu o nome de “Hercílio Pedro da Luz”.

A lei que determina o nome de Maria Umbelina da Silva como rua é a Lei nº 172 de 1967, sancionada por Victor Bauer, prefeito de Jaraguá do Sul na época.

Ottilia Prim Schmitt (alemães)
Rua Ottilia Prim Schmitt – Barra do Rio Molha

Filha de Pedro Prim e Maria Philippi, Ottilia nasceu em 20 de abril de 1898. Casou-se com Arnoldo Leonardo Schmitt em São Pedro de Alcântara. Em março de 1916, logo depois do casamento, o casal viajou por quatro dias e se instalou em Jaraguá do Sul, na Rua Walter Marquardt (antiga Estrada Blumenau), onde instalaram o Curtume Jaraguá.

Dona Ottilia teve 18 filhos, 88 netos, 153 bisnetos e 56 trinetos. Foi fundadora da Congregação do Apostolado do Sagrado Coração de Jesus, além de ter sido muito ativa em ações sociais. Participou de doações de terrenos, onde hoje estão edificados o Colégio São Luís, Hospital e Maternidade São José, Colégio Divina Providência e a paróquia São Sebastião (antigo Salão Cristo Rei).

ponte-do-curtume_Eduardo-Montecino_OCP

Clique na foto para navegar pela Rua Maria Umbelina da Silva. (Foto: Eduardo Montecino/OCP Online)

A lei que determina o nome de Ottilia Prim Schmitt como rua é a Lei nº 7.265 de 2016, sancionada por Dieter Janssen, prefeito de Jaraguá do Sul da última gestão.

Rosália Stenger Ayroso (húngaros)
Rua Rosália Stenger Ayroso – Barra do Rio Cerro

Natural de Jaraguá do Sul, Rosália nasceu em 23 de fevereiro de 1904. Filha de Emmerich Stenguer (austríaco) e Elizabeth Rohl Stenger (húngara), começou a trabalhar desde cedo na roça. Casou-se aos 17 anos, com o jovem professor Antônio Estanislau Ayroso, que lecionava na escola do bairro Jaraguá 99. Os dois tiveram oito filhos.

Rua-rosalia-stenger-ayroso

Clique na foto para navegar pela Rua Rosália Stenger Ayroso. (Foto: Reprodução/Google)

Sempre foi uma esposa, mãe e dona de casa dedicada, além de ter sido costureira por muitos anos. Ajudava o marido nas festas de escola e na igreja. Ficou viúva cedo e, depois de adoecer, morreu em março de 1990, com 86 anos.

Ayroso, Rosalia Stenger - foto

Direitos autorais: Arquivo Histórico de Jaraguá do Sul

A lei que determina o nome de Rosália Stenger Ayroso como rua é a Lei nº 3.211 de 2002, sancionada por Irineu Passold, prefeito de Jaraguá do Sul na época.

Sofia Pomianowski Lenzi (poloneses)
Rua Sofia Pomianowski Lenzi – Rau

A professora Sofia é uma das mulheres da história de Jaraguá do Sul que podem representar bem a presença dos imigrantes poloneses na cidade. Filha de José Pomianowski (polonês) e Maria Schmidt (alemã), nasceu no dia 20 de junho de 1912, em jaraguá do Sul. Casou-se com Maxchinley Felisberto Graciano Lenzi e teve oito filhos.

rua-sofia-pomianowski-lenzi

Clique na foto para navegar pela Rua Sofia Pomianowski Lenzi. (Foto: Reprodução/Google)

Ela foi uma professora de grande reconhecimento e carinho na região. Fez seus exames para professores em Joinville. Começou a lecionar na escola Francisco de Paulo e, em 1931, foi transferida para a Escola Ribeirão Grande do Norte – nesta época Jaraguá do Sul ainda pertencia a Joinville (emancipação: 26 de março de 1934). Foi também catequista e exerceu a função de enfermeira. Durante uma crise de malária na região, ela ficou responsável por colher amostras e distribuir remédios enviados pelo Estado, mas trabalhava como voluntária, já que muitas pessoas não podiam pagar as despesas dos hospitais.

Direitos autorais: Arquivo Histórico de Jaraguá do Sul

Direitos autorais: Arquivo Histórico de Jaraguá do Sul

Ela morreu em junho de 1998, aos 86 anos de idade, no Hospital e Maternidade Bethesda, que fica em Pirabeiraba, em Joinville.

A lei que determina o nome de Sofia Pomianowski Lenzi como rua é a Lei nº 347 de 2002, sancionada por Irineu Passold, prefeito de Jaraguá do Sul na época.

A gente buscou todos os nomes femininos no arquivo disponibilizado pela Prefeitura – com todos os nomes das ruas da cidade – e fizemos um listão pra você conhecer ou identificar a sua rua aqui. Dá uma olhada:

  1. ADDOLORATA DALRI PRADI – Jaraguá Esquerdo
  2. ADELA ERDMANN  – Barra do Rio Cerro
  3. ADELAIDE DE TOFFOL – Tifa Martins
  4. ADELE GIOVANELLA ZANGHELINI – Nereu Ramos
  5. ADELE HARDT MARQUARDT – Barra do Rio Cerro
  6. ADELIA FICHER – Vila Baependi
  7. ADELINA KLEIN EHLERT  – Tifa Martins/Chico de Paulo
  8. ADOLINA RAMOS SILVEIRA  – Jaraguá 99
  9. AGNESE FIAMONCINI – Czerniewicz
  10. AGUIDA LENZ KARSTENS – Rio da Luz
  11. ALBINA KOGUS PIAZERA – Barra do Rio Cerro
  12. ALFRIDA FRERICHS KRUGER – Amizade
  13. ALICE KUSTER BAUMGAERTEL – Rio da Luz
  14. ALINDA EBERHARDT BRUCH – Barra do Rio Cerro
  15. ALINDA KLEMANN FIEDLER – Barra do Rio Cerro
  16. ALINDA SCHWARZ SCHMIDT – Três Rios do Sul
  17. ALMA STRELOW STRICKER – Estrada Nova
  18. ALMA VOGT BAGGENSTOSS – João Pessoa
  19. ALVINA DE FREITAS DOS SANTOS – Ilha da Figueira
  20. ALVINA GORGES XAVIER – Ilha da Figueira
  21. ALZIRA FRANCESCHI VASEL – Águas Claras
  22. ALZIRA NICOLUZZI NAGEL – Tifa Martins
  23. AMABILE SATLER MAESTRI – Jaraguá 99
  24. AMABILE TECILA PRADI – Jaraguá Esquerdo
  25. AMANDA JUPPA MULLER – Rau
  26. ANA TEREZA DA SILVA COLACO – Estrada Nova
  27. ANA ZACKO – Barra do Rio Molha
  28. ANGELA STINGHEN BORTOLINI – Barra do Rio Cerro
  29. ANGELINA DE TOFFOL – Tifa Martins/Chico de Paulo
  30. ANITA GARIBALDI – Centro
  31. ANNA ALVINA CAROLINA HOFFMANN TODT – Amizade
  32. ANNA KARSTEN – Barra do Rio Molha
  33. ANNA LASCOWSKY MILNITZ – Três Rios do Norte
  34. ANNA LUMKE SCHWARTZ – Três Rios do Norte
  35. ANNA MULLER ENKE – Rau
  36. ANNA TECILA FERREIRA – Tifa Martins
  37. ANNIETA MATHIAS ENKE – Amizade
  38. ANNITA WALLOW MANSKE – Três Rios do Norte
  39. ANTONIA MARTINS GONCALVES – Estrada Nova
  40. AUGUSTA PISKE – Barra do Rio Cerro
  41. BENJAMINA KLEIN BERNS – Ilha da Figueira
  42. BERNARDETE MARTINS SCHWARZ – Três Rios do Norte
  43. BERNARDINA BITTENCOURT MULLER – Vila Lalau
  44. BERNARDINA LEONI PRADI – Jaraguá Esquerdo
  45. BERTHA L. KASSNER – Vila Baependi
  46. BERTHA WEEGE – Barra do Rio Cerro/Jaraguá 84
  47. CARLA RUBIA DROSSE – Rau
  48. CARMEN PIAZERA BREITHAUPT – Czerniewicz
  49. CATARINA GIROLLA – Barra do Rio Cerro
  50. CATARINA MARANGONI – Vila Nova
  51. CATHARINA GESSER POMIANOSKY – Amizade
  52. CATHARINA JUNCKES BERNS – Ilha da Figueira
  53. CECILA JUNG – Três Rios do Norte
  54. CECILIA PLANINSCHECK MARQUARDT – Rau
  55. CECILIA PSCHEIDT – São Luis
  56. CECILIA ROSA EBERLE – Tifa Martins
  57. CENIRA KLEIN – Três Rios do Norte
  58. CHRISTINA ADRIANA PEREIRA – São Luis
  59. CHRISTINA ENRICONI MARCATTO – Jaraguá Esquerdo
  60. CLARA DAREM DEMARCHI – Santa Luzia
  61. CLARA HANEMANN – Barra do Rio Cerro
  62. CLARA SCHREINER VERBINEN – Estrada Nova
  63. CONSTANCIA FEDER RONCHI – Vila Nova
  64. CRISTA KLEIN – Barra do Rio Cerro
  65. CRISTINA PIAZERA – Nereu Ramos
  66. D. LIDIA – Ilha da Figueira
  67. DAYANA JUCELI DE SOUZA – Jaraguá Esquerdo
  68. DELPHINA DEMARCHI PRADI – Barra do Rio Cerro
  69. DEOLINDA ERMINIA NICHELATI DE CARVALHO – Jaraguá 84
  70. DONA ANTONIA – Nova Brasília
  71. DONA EMMA SASSE – Vila Lalau
  72. DONA MATILDE – Vila Lalau
  73. DOROTHEA ANNA MAGDALENA KARTEN GRUTZMACHER – Três Rios do Sul
  74. DOZOLINA TAPPARELLO PIOVESAN – Tifa Monos
  75. EDITH MATHIAS PISKE – Barra do Rio Cerro
  76. EDWIG BUTZKE – Jaraguá 99
  77. ELA IDA THEREZA SIEWERT HANNEMANN – Barra do Rio Cerro
  78. ELEONORA SATLER PRADI – Jaraguá Esquerdo
  79. ELISA STEIN DA SILVA – Jaraguá Esquerdo
  80. ELISA VOLKMANN MAASS – Jaraguá 99
  81. ELISABETH STEILEIN RABOCK – Barra do Rio Cerro
  82. ELIZABETH VIEIRA (DONA ELISA) – Chico de Paulo
  83. ELSA FRIDA PAULA GRUETZMACHER – Três Rios do Sul
  84. EMIDIA PRESTINI GASCHO – Santa Luzia
  85. EMILIA HORNBURG – Amizade
  86. EMILIA ORTIZ – Rau
  87. EMMA MULLER BLUNK – Estrada Nova
  88. EMMA RUMPEL BARTEL – Vila Baependi
  89. EMMA SCHADE MARQUARDT – Barra do Rio Cerro
  90. EMMA ZIEMANN – Czerniewicz
  91. ERENE NAGEL WASCH – Chico de Paulo
  92. ERMELINA TRENTINI MENEL – Ribeirão Cavalo
  93. ERNESTINE GLAU KRUEGER – Jaraguá 99
  94. ESMERALDINA JUNKES KLEIN – Vila Lenzi
  95. ESTER MENEL – Barra do Rio Molha
  96. ESTHERIA LENZI FRIEDRICH – Centro
  97. EULALIA DUTRA BENVENUTTI – Rau
  98. FRIDA PISKE KRUEGER – Barra do Rio Cerro
  99. FRIEDA GANDORFFY TITZ – Três Rios do Sul
  100. GENI DE FATIMA ZANELA DE LIMA – Estrada Nova
  101. HEDWIG ACHTERBERG BEHLING – Amizade
  102. HEDWIG FROELICH BRUNS – Ilha da Figueira
  103. HELENA MARIA GUILHERMINA KLUG – Três Rios do Norte
  104. HILDA FRIEDEL LAFIN – Santo Antônio
  105. HILDA TODT STUWE – Amizade
  106. HILDEGARD ELISABETHA GRUBBA MEISTER – Chico de Paulo
  107. HILDEGARD PIERMANN – Amizade
  108. IDA BONA ROCHA – Centro
  109. IDA BRIDI – Vila Lalau
  110. IDA BURGUER – Vila Lalau
  111. IDA FRIEDEL BEHLING – Três Rios do Norte
  112. IDA JANS GRUETZMACHER – Três Rios do Sul
  113. IDA MANSKE – Três Rios do Norte
  114. IDA TECILA ADROVANDI – Barra do Rio Molha
  115. IGNES ZIMMERMANN POMIANOWSKY – Amizade
  116. INGRACIA DA ROSA – Rau
  117. INGRID KREUTZFELDT DUWE – Rio da Luz
  118. INOCENTA VICENZI ROSA – Barra do Rio Cerro
  119. IOLANDA RUTH ROHWEDER SACHT – João pessoa
  120. IRACEMA PLANINSCHEK LESCOWICZ – jARAGUÁ 84
  121. IRENE BEHLING EHMKE – tRÊS rIOS DO NORTE
  122. IRENE FISCHER SOUZA – Vila Lalau
  123. IRMA DULCE – Jaraguá 99
  124. IRMA FORSTER – Amizade
  125. IRMA KEISER NAGEL – Tifa Martins
  126. JGS 459 – EMILIA WACHHOLZ SCHWEDER – Fora do perímetro urbano
  127. JGS 461 – ELSA TRAPP MEIER – Fora do perímetro urbano
  128. JGS 537 – CLARA MARTINS – Fora do perímetro urbano
  129. JGS 544 – CELESTE DANNA – Fora do perímetro urbano
  130. JGS 549 – ANGELA MARIA CESCONETTO INACIO – Fora do perímetro urbano
  131. JOANA GAULKE KLEIN – Três Rios do Norte
  132. JOSEFINA SATLER PICCOLI – Tifa Martins
  133. JOSEPHINA VAVASSORI – Vila Nova
  134. LADY REGIANE TECILLA – Barra do Rio Cerro
  135. LAVINIA FERREIRA DOS SANTOS SEBOLD – Estrada Nova
  136. LILIA AYROSO OESCHLER – Ilha da Figueira
  137. LILLI BUTZKE MULLER – Barra do Rio Molha
  138. LINA WALZ SCHWARZ – Três Rios do Sul
  139. LINDA HORNBURG KREUTZFELD – Barra do Rio Cerro
  140. LINDA RUX MATHIAS – Vila Baependi
  141. LUZIA TRENTINI FLORIANI – Rau
  142. MADALENA PEREIRA COELHO – Tifa Martins/Chico de Paulo
  143. MADRE PAULINA – Tifa Martins
  144. MAGDALENE SCHNEIDER – Barra do Rio Cerro
  145. MARCIA REGINA SALAI FLORIANI – São Luis
  146. MARGARETHE HEIDENREICH WEH – Três Rios do Sul
  147. MARGARIDA GESSER – Amizade
  148. MARIA ALVES DE SALLES – Barra do Rio Cerro
  149. MARIA ANNA LUIZA DUWE KREUTZFELDT – Rio da Luz
  150. MARIA ANTONIA DA SILVA MASCARENHAS – Ilha da Figueira
  151. MARIA APARECIDA SANT ANA – Três Rios do Norte
  152. MARIA BARDIN LENZI – Centro
  153. MARIA BERTI MORETTI – Rau
  154. MARIA BERTOLDI BERTOLI – Água Verde
  155. MARIA BISONI DE SOUZA – Santa Luzia
  156. MARIA CATARINA ZIMMERMANN MEURER – Vila Lenzi
  157. MARIA CISZ SPEZIA – Tres Rios do Sul
  158. MARIA COELHO MACEDO – São Luis
  159. MARIA DAS GRACAS DE SOUZA SILVA – SANTO ANTONIO
  160. MARIA DEMATHE NAGEL – SAO LUIS
  161. MARIA ELENA DOS SANTOS DE ALMEIDA – JOAO PESSOA
  162. MARIA FLORIANI ZANGHELINI – NEREU RAMOS
  163. MARIA FRANCISCA GERENT KLEIN – VILA LENZI
  164. MARIA FREIBERGER PAMPLONA – VILA BAEPENDI
  165. MARIA JABLONSKY – NEREU RAMOS
  166. MARIA JOSE DA FONSECA – BARRA DO RIO CERRO
  167. MARIA KANZLER MENEGOTTI – AMIZADE
  168. MARIA MADALENA JUNKES – ILHA DA FIGUEIRA
  169. MARIA MADALENA LOPES SANT ANA – NEREU RAMOS
  170. MARIA MULLER SCHUTZE – CHICO DE PAULO
  171. MARIA NANETE MENEL – ESTRADA NOVA
  172. MARIA SCHMIDT POMIANOSKI – AMIZADE
  173. MARIA STINGHEN – JARAGUA ESQUERDO
  174. MARIA TICILLA GONCALVES – AGUA VERDE
  175. MARIA UMBELINA DA SILVA – AGUA VERDE
  176. MARIA VOLTOLINI – TRES RIOS DO NORTE
  177. MARIA WALDRICH VITKOWSKY – JARAGUA 84
  178. MARIA ZULMIRA LIMA CANOVAS – RAU
  179. MARINA FRUTUOSO – Centro
  180. MARISA REGIANA LANGA – Barra do Rio Cerro
  181. MARTHA PAUL WINTER – Vila Baependi
  182. MATHILDE MARIA LUIZA RADANT SACHT – João pessoa
  183. MILDA CLARA GUILHERMINA DUWE – Rio da Luz
  184. MONICA HILLESHEIM OESCHLER – Ilha da Figueira
  185. NATALIA MARIA RUBINI ANDREATTA – Barra do Rio Cerro
  186. NEURA MARIA PRESTINI – Santa Luzia
  187. OLGA ERDMANN – Barra do Rio Cerro
  188. OLGA FELDMANN ULLRICH – Barra do Rio Cerro
  189. OLGA ROHWEDER DA COSTA – João Pessoa
  190. OLINDA ROSA – Barra do Rio Cerro
  191. OLIVIA CHIODINI PRADI – Jaraguá Esquerdo
  192. ONELIA HORST – Vila Lenzi
  193. ORANDINA COELHO HEMCKEMAIER – Tifa Martins
  194. OTTILIA PRIM SCHMITT – Barra do Rio Molha
  195. PAULA ALDROVANDI – Barra do Rio Molha
  196. PAULINA BORTOLINI VIEIRA – Rau
  197. PAULINA DEMATHE PICOLLI – São Luis
  198. PAULINA HASS GUTZ – Rio da Luz
  199. PAULINA KRUGER LESCOWICZ – Jaraguá 84
  200. PAULINA SPIESS ROEDER – Área Urbanizada
  201. ROSA LORRENZZETTI – Santa Luzia
  202. ROSA RIBEIRO KOCHELLA – Ilha da Figueira
  203. ROSALIA STENGER AYROSO – Barra do Rio Cerro
  204. ROSANGELA WINTER – Barra do Rio Molha
  205. ROSILENE ANA KISNER – Três Rios do Sul
  206. ROZA BALSANELLI – Amizade
  207. SANTA ANA – Tifa Martins
  208. SANTA CATARINA – Czerniewicz
  209. SANTA CLARA – Ilha da Figueira
  210. SANTA JULIA – Ilha da Figueira
  211. SANTILIA PURES RENGEL – Ilha da Figueira
  212. SOFIA POMIANOWSKI LENZI – Rau
  213. SOPHIA MARIA WILLE SPREDEMANN – João Pessoa
  214. STEFANY GAMBA DALSASSO – João pessoa
  215. TECLA KIRSCHNER TODT – Amizade
  216. TECLA MOREIRA DE ARAUJO – João pessoa
  217. TEREZA AIGNER HRUSCHKA – São Luis
  218. TEREZA MARLLI FLORIANO – Czerniewicz
  219. THAIS BATISTA – João pessoa
  220. THECLA PISKE TRIEBESS – Parque Malwee
  221. THEREZA WATZKO BUTZKE – Rau
  222. THEREZIA FERRAZZA – Tifa Monos
  223. THEREZIA HOLLER SCHELLER – Jaraguá 84
  224. THEREZITA MENEGOTTI ROCHA – Água Verde
  225. TILDA SARDAGNA – Três Rios do Norte
  226. VERA FISCHER – Centro
  227. VERENA SCHUNKE KROEGER – Rio da Luz
  228. VERONICA DEMARCHI ROSA – Barra do Rio Cerro
  229. VITORIA CHIODINI SPEZIA – Jaraguá Esquerdo
  230. VITORIA MATHEDI BERTOLDI – Estrada Nova
  231. WALLI SCHWARZ FRIEDEL – Três Rios do Norte
  232. WALLY EMILIA MOHR – Água Verde
  233. WANDA LISCOWITZ – Barra do Rio Cerro

Informações históricas e documentos anexados: Arquivo Histórico de Jaraguá do Sul