Por: Ricardo Daniel Treis | 8 anos atrás

Cerca de 50 pedidos de doação são feitos todos os meses na Secretaria do Desenvolvimento Social da Prefeitura de Jaraguá do Sul. São famílias carentes que recorrem ao poder público para pedir móveis, eletrodomésticos e utensílios para a casa. No inverno, esse número aumenta. A prefeitura pode ajudar quando recebe essas doações da população. Ela analisa as famílias cadastradas que pediram aquele tipo de móvel ou material e encaminha as doações. Cama, colchão, cobertor e roupa de cama (de casal e de solteiro) são os campeões de pedidos das famílias. Utensílios domésticos como fogão, guarda-roupa, mesa com cadeiras, geladeira, máquina de lavar roupa e centrífuga de roupa (em funcionamento e bom estado) também são solicitados.

Para doar esses tipos de móveis ou utensílios, basta ligar para a Ouvidoria da prefeitura, no 156, ou 0800-642-0156, e agendar um horário. Funcionários da Secretaria do Desenvolvimento Social se disponibilizam a buscar a doação na residência. Todos os utensílios doados são encaminhados a famílias carentes do município, com prioridade para as pessoas com mais necessidade. Mais informações sobre como doar podem ser obtidas pelo telefone da Ouvidoria.

Para receber doações
O membro da família deve comparecer pessoalmente no Plantão de Assistência Social (PAS) da prefeitura (Rua Walter Marquardt, 1.111 – Barra do Rio Molha), ou, se morar próximo a um Centro de Referência de Assistência Social (Cras), deve comparecer no Cras. O cadastro é feito mediante a apresentação de identidade, CPF e comprovante de residência atual. Há necessidade, também, dos documentos pessoais daqueles que moram na residência. Caso a família já esteja cadastrada no Plantão Social da prefeitura, basta informar o tipo de doação de que necessita e manter o endereço residencial atualizado.