Por: Ricardo Daniel Treis | 14/09/2015

No dia 11 deste mês o portal da Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul publicou artigo informando da busca de apoio do Instituto Jourdan para nova modalidade de transporte coletivo na cidade, que seria o VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos).

VLT em Dublin na Irlanda

VLT em Dublin na Irlanda

Lá constava de recebimento no instituto de ofício do senador Dalírio Beber  sobre o assunto, dizendo que o pleito foi encaminhado ao Ministro de Estado da Integração Nacional, Gilberto Magalhães Occhi e ao Ministro de Estado dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues.

O que apresenta o estudo preliminar, parece sonho:

  • 20 estações de embarque e desembarque;
  • 33,4 quilômetros de trilhos aproveitados;
  • Abordagem a Jaraguá do Sul, Guaramirim e Corupá.
Polos de interesse - Fonte: Instituto Jourdan.

Polos de interesse – Fonte: Instituto Jourdan.

Tramita agora a possibilidade de um investimento que parte de R$ 893.897,27 para a elaboração do projeto funcional. Feito e aprovado, a partir dele faltarão ainda os investimentos em obras e no veículo. É possível acontecer?

Estima-se que dada nossa densidade populacional e a posição extremamente vantajosa da rota, o VLT transportaria um milhão passageiros por mês, dispensando o tráfego de aproximadamente 750.000 veículos das ruas.

passageiros

Novamente, cai a pergunta: é possível acontecer?

Bom, a passagem do busão no trecho Jaraguá-Guaramirim tá custando R$ 3,45 atualmente… Faz esse ticket vezes um milhão de passageiros pra ter aí  uma continha de faturamento.

Se isso não for motivo suficiente pra tocarem esse projeto, sei lá o que seria. Bobear só a redução nos custos de manutenção de nossas vias a médio prazo já bancaria isso.


Clique aqui para acesso ao estudo preliminar feito para implantação do VLT na região.