Por: João Marcos | 4 anos atrás

Sim, esse é o nome da máscara e não Anonymous como você imaginava. Vi essa rolando na timeline ontem, seliga só.

Vivemos em uma época em que as pessoas estão saindo às ruas, protestando, reivindicando direitos e derrubando mentiras… E no meio de tudo isso, sempre encontramos alguém usando a máscara do personagem V, da obra de Alan Moore e David Lloyd, publicada originalmente entre 1982 e 1983 em preto e branco pela editora Warrior.

A história da HQ é situada num passado futurista, (opa, passado no futuro, como assim?) na verdade, em uma realidade alternativa, onde um partido Totalitário ascende ao poder após uma guerra nuclear. Este partido, é muito semelhante ao regime Fascista, onde o governo tem o controle sobre a mídia – entenderam o “passado futurista”? Qualquer semelhança é mera coincidência com os dias atuais – existe uma polícia secreta e campos de concentração para minorias raciais e sexuais.

“V” é um misterioso anarquista que se rebela contra este governo opressor que tomou conta do Reino Unido.

A máscara que o personagem usa, é baseada no rosto do inglês Guy Fawkes, que em 5 de novembro de 1605 tentou explodir o parlamento da Inglaterra e assassinar seus membros, junto com o rei Jaime I.

O marcante design, associado ao tema central da graphic novel e a popularização da história depois de estrear nos cinemas, acabou fazendo com que a máscara ganhasse as ruas nos últimos tempos em diferentes manifestações populares ao redor de mundo e até mesmo no Brasil como vemos atualmente.