Por: Ricardo Daniel Treis | 29/07/2010

Havíamos comentado aqui alguns dias atrás sobre o andamento do projeto Livro Livre, e que já haviam sido recolhidos mais de meia tonelada de material para reciclagem e trocado por livros. Pois então, recebemos novo release, e a ação até agora juntou mais de 74 toneladas, resultando em doação de 55 mil peças para as crianças da rede municipal de ensino. Dá uma conferida:

A Secretaria da Educação divulgou na manhã desta quarta-feira (28) a quantidade de material reciclável arrecadada com o projeto Livro Livre, ação educativa em que estudantes trocam materiais reutilizáveis por livro. Durante os meses de abril e julho, cerca de 10 mil crianças das 32 escolas municipais levaram até as unidades de ensino 74.723 quilos de materiais. Pela participação na campanha, foram disponibilizados aos alunos 55 mil livros.

Neste projeto, idealizado pelo Instituto Evoluir, de Blumenau, em parceria com a empresa Weg S/A e com a Secretaria da Educação, o estudante levará, todo mês, pelo menos um quilo de material reciclável limpo para a sua escola. Ao final da campanha, previsto para o mês de dezembro, cada criança receberá 10 livros de literatura infantil ou juvenil, cedidos pelo instituto. A Weg é responsável pelos custos de edição e tiragem dos exemplares.

O Instituto Evoluir, que já realizou projeto semelhante em Blumenau e Gaspar, contratou a empresa jaraguaense Edepel Embalagem para que recolha e compre os materiais recicláveis entregues nas escolas. No final do ano, todas as unidades de ensino envolvidas no projeto deverão enviar um relatório ao instituto informando a quantidade de material reciclável entregue pelos alunos, o número de livros distribuídos e qual o destino do dinheiro arrecadado.

Os livros são divididos em quatro coleções temáticas. Aos estudantes do 1º ao 3º ano, as publicações disponibilizarão rimas e poesias; 4º e 5º ano, fábulas; 6º e 7º ano, artes; e para os alunos do 8º e 9º ano, histórias de suspense, amor e aventura. Os organizadores prevêem a distribuição de 100 mil exemplares até dezembro.


Via Altamir Ricardo, Gabinete de Comunicação.

Pessoal da Agência Domp informou que estão com vídeo em edição, logo mais a gente publica aqui para vocês conferirem os melhores momentos desta primeira fase.

Projeto Livro Livre, olha os créditos: