Por: João Marcos | 6 anos atrás

Alimentação orgânica e saudável para complementar a mesa de famílias jaraguaenses. Este é o principal objetivo do projeto Germinar lançado em fevereiro pela Secretaria do Desenvolvimento Rural e Agricultura (Seagro) é desenvolver hortas comunitárias em 40 bairros de Jaraguá do Sul numa parceria com as associações de moradores. Deste total, 14 localidades já iniciaram o trabalho de preparação das áreas destinadas onde o cultivo será feito.

O secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura, Hideraldo Colle explicou anteriormente como irá funcionar o sistema junto às comunidades jaraguaenses. “O objetivo é implantar pelo menos uma horta comunitária em cada bairro. Mas se houver demanda e adesão por parte dos moradores poderemos instalar mais de uma horta por bairro, desde que se apresente os requisitos mínimos para isso” adiantou Hideraldo.

Ele acrescenta que a Prefeitura, através da Secretaria da Agricultura irá disponibilizar todo o material necessário para a implantação da horta, desde a estrutura (alambrado, casinha), além de ferramentas, orientação técnica, maquinário para a preparação de canteiros, adubação e, no primeiro ano, as mudas depois as sementes. O investimento inicial médio para implantar cada unidade de horta comunitária gira em torno de R$ 1,5 mil e R$ 2 mil.

Os locais onde ficarão as hortas comunitárias estão sendo definidos com o auxílio dos próprios representantes da associações de moradores “Assim como para a definição dos critérios de participação de cada família no cultivo e na colheita.”. Segundo Hideraldo a proporção mínima ideal para o sucesso da proposta é de dez famílias por horta.

João Pessoa, Vila Nova, Rau (duas hortas), São Luis (duas), Tifa Martins, Ilha da Figueira (duas), Rio Molha, Barra do Rio Cerro, Jaraguá 84, Jaraguá 99 e Estrada Nova são alguns dos bairros que já aderiram ao programa. Além do plantio de hortaliças como alface, agrião entre outras, a Diretoria de Agricultura também adianta que deverão ser cultivados chuchu e maracujá na própria cerca, ao redor da horta.