Por: Misael Freitas | 4 meses atrás

Tramita no Senado um projeto de lei para criar o Sistema Nacional de Proteção e Defesa do Bem-estar dos Animais, o Sinapra, que prevê, entre outros detalhes, fim dos zoológicos nas cidades do interior do Brasil. A iniciativa é de autoria da senadora Gleisi Hoffmann.

Caso o projeto seja aprovado, cinco zoológicos de Santa Catarina seriam fechados por não estarem localizados na capital, Florianópolis. Os zoológicos catarinenses que encerrariam suas atividades ficam em Pomerode, Brusque, Balneário Camboriú, Penha e Joinville.

Segundo o presidente da Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil, Cláudio Hermes Mass, mais de 100 zoológicos seriam fechados no Brasil. Isso forçaria a transferência de 40 mil animais para as 25 instituições das capitais, causando superpopulação e outros problemas.

O projeto encerraria as atividades do Zoo de Pomerode, por exemplo, que conta com 77% dos animais resgatados, vítimas de atropelamento, tráfico de animais ou circos. O zoo do parque Beto Carreiro também seria afetado com a medida.

Fonte: DC

Imagem destaque: Turismo daqui para o Mundo