Por: Gabrielle Figueiredo | 2 anos atrás

O projeto para aproveitar as áreas próximas ao Centro de Inovação que está em construção no bairro Três Rios do Norte, em Jaraguá do Sul, com a instalação de um Centro de Startups e Aceleradoras de empresas (empresas em fase de desenvolvimento) foi apresentado durante a visita do governador Raimundo Colombo a Jaraguá do Sul, no último dia 18.

O prefeito Dieter Janssen, o presidente do Instituto Jourdan, Ronaldo Lima e o diretor de Desenvolvimento Econômico, Márcio da Silveira, entregaram um documento ao governador e ao Secretário de Desenvolvimento Sustentável do Estado Carlos Chiodini solicitando apoio financeiro para a efetivação do “Centro UP”, como está sendo chamado, projetado para ser instalado em área de 2,560 m² de um galpão de empresa desativada com orçamento de R$ 1,850 milhão.

O Centro Up é centro de inovação para encubar e acelerar empresas que querem se instalar no município de Jaraguá do Sul. A ideia nasceu com a necessidade de atender a demanda criada com a chegada do Centro de Inovação.

Foto: Divulgação Instituto Jourdan

Foto: Divulgação Instituto Jourdan

Segundo o diretor de Desenvolvimento Econômico de Jaraguá do Sul, Márcio da Silveira, o projeto do “Centro UP” tem como propósito continuar e acelerar o desenvolvimento de empresas que passaram por incubadoras industriais, dentre estas, o Centro de Inovação.

Este Centro está em construção e terá 2,7 mil metros quadrados e custará R$ 5,2 milhões, sendo resultado de um convênio entre a Prefeitura de Jaraguá do Sul e a Secretaria do Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), que financia o projeto a fundo perdido. O terreno é a contrapartida da administração municipal.

O diretor de Desenvolvimento Econômico do Instituto Jourdan, Márcio da Silveira, comenta que o Centro de Inovação irá consolidar o ecossistema de inovação ao redor da Universidade Católica, do Instituto Federal, do Senac, do Instituto Senai de Tecnologia e da Incubadora JaraguáTec, criando um ambiente favorável de negócios e fomentando o empreendedorismo para que as empresas jaraguaenses sejam cada vez mais produtivas e competitivas no mercado. A previsão de entrega do Centro de Inovação é para o fim do ano.