Por: Sistema Por Acaso | 3 anos atrás

Mostrar os benefícios que a prática de esportes traz à saúde e levar o conhecimento do Futsal às escolas são os objetivos do Projeto “Conhecendo o Esporte”, que acontece em Jaraguá do Sul, desde o fim de junho.

Ao todo, 27 escolas participam da iniciativa que é voltada aos alunos do 6º ano da Rede Municipal de Ensino. As crianças realizam visitas à Arena Jaraguá para conhecer melhor a modalidade e a estrutura que o município oferece.

rodolfo-026

Foto: Divulgação Jaraguá Futsal

Informações e noções sobre como funcionam as regras do Futsal, como se prepara uma equipe e outros assuntos relacionados ao esporte são repassados às crianças. O projeto propicia uma reflexão sobre o esporte e o seu conhecimento mais aprofundado: origem, desenvolvimento e concepção.

De acordo com o coordenador geral do projeto, Marciano Machado, a ideia é levar a essência da modalidade aos munícipes. “Temos a parceria com os atletas, que explicam, orientam e contam um pouco sobre a sua história, de como começaram no ramo”, comenta.

Para o fixo Giancarlos Antoniazzi, do Jaraguá Futsal (Pericó/CSM/Real Vidros/Kaiapo’s) esta é uma iniciativa muito importante por parte dos representantes do projeto, junto da Prefeitura, pois além do incentivo à prática de esportes, ainda é possível mostrar como os atletas iniciaram a carreira. “E é mais ou menos na idade deles, tendo que conciliar os estudos e treinos”, conta Gian. Aos 18 anos, ele tenta mostrar a experiência adquirida com o esporte, e os passos que teve que dar para chegar a jogar profissionalmente. “Assim, quem sabe, posso servir de motivação a eles para seguirem e apostarem na modalidade”, finaliza.

RODOLFO-1-031

Foto: Divulgação Jaraguá Futsal

Mas as ações da iniciativa não param por aí. Os atletas jaraguaeneses, além de padrinhos de cada escola, terão trabalho a fazer: treinar uma equipe por escola, fazendo o papel de técnico. Após a visitação dos alunos, as crianças participarão de um campeonato: a Taça Futsal Jaraguá Júnior. A competição já está marcada para setembro, com etapa final prevista para outubro, mas as datas ainda serão definidas.

Ao todo são 27 escolas e 53 turmas, totalizando 1,3 mil alunos envolvidos. Cada criança ganha um kit de participação, com certificado e camiseta personalizada.