Por: | 9 anos atrás

A unidade do SENAI em Jaraguá do Sul está com inscrições abertas para o curso de gelados comestíveis, que aborda os aspectos de segurança e qualidade para a produção de sorvetes. A capacitação foi sugerida pela Vigilância Sanitária do município, que detectou a necessidade de disseminar as exigências da área para as empresas da região.

De acordo com a legilação vigente, os responsáveis técnicos das fabricantes de gelados comestíveis precisam fazer um curso que contemple o conteúdo da RDC 267/2003 da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A formação terá duração de 60 horas, sendo 16 delas presenciais.

No curso, além de ter noções sobre a microbiologia dos alimentos, os alunos vão aprender quais os cuidados são necessários durante a recepção de ingredientes, fabricação e resfriamento. Aspectos relacionados às exigências de instalações físicas e higiene de equipamentos também serão tratados no curso Um dos tópicos do curso é o tema Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle: sistema que previne a ocorrência de perigos para o consumidor.

– A intenção é ensinar a produzir alimentos inócuos, que não ofereçam qualquer risco à saúde do consumidor, explica Katherine Matos, do SENAI em Florianópolis, unidade que desenvolveu o curso.

As inscrições podem ser feitas pelo telefone (47) 3372-9500 e pelo e-mail jaragua@sc.senai.br.