Por: Sistema Por Acaso | 3 anos atrás

O Procon de Joinville iniciou na tarde desta quarta-feira (11/2) a notificação de postos de combustíveis por aumento abusivo nos preços.

Pesquisa realizada pelo órgão de defesa do consumidor constatou que 56 dos 102 postos fiscalizados estavam com preços elevados, chegando a R$ 0,50 de aumento para cada litro de gasolina comum.

Todos os 56 postos devem ser notificados até a semana que vem, estima o gerente do Procon, Kleber Degracia. Eles terão prazo de 10 dias para apresentarem informações.

Após a análise destes dados, o órgão pode emitir autuação e multa aos estabelecimentos por infração ao Código de Defesa do Consumidor.

17215955
O Procon realizou pesquisa de preço dos combustíveis na semana passada, nos dias 5 e 6 de fevereiro, e comparou com o levantamento anterior, feito nos dias 8 e 9 de dezembro.

“Queríamos avaliar como estavam os preços alguns dias depois do reajuste de impostos federais e estaduais e constatamos estabelecimentos com valores muito elevados”, explica Degracia.

O resultado dessa operação, após o recebimento das respostas e processamento, será enviado ao Ministério Público Estadual para seu conhecimento e eventual abertura de investigação.

Da data da última pesquisa (5 e 6 de fevereiro) para esta semana o Procon vem percebendo uma diminuição de até R$ 0,10, o que comprova que o preço está retornando ao valor de mercado, observa Degracia.

Via Prefeitura de Joinville.