Por: Sistema Por Acaso | 2 anos atrás

Florianópolis pode ter o seu o primeiro estacionamento totalmente automatizado do Brasil. O empreendimento da empresa Estapar no Brasil deve entrar em funcionamento nesta quinta-feira (12). O prédio foi construído em um terreno de 1.300 m², ao lado da Catedral Nossa Senhora do Desterro, no Centro.

Se fosse ocupado apenas por um estacionamento, o empreendimento teria capacidade para 52 carros. Mas o prédio com oito andares, térreo e subsolo tem vaga para até 256 carros. “Ao todo, serão 19 robôs que farão esse processo completamente automatizado de levar o veículo até a vaga e depois trazê-lo de volta”, contou André Iasi, presidente da Estapar no Brasil, em entrevista ao Diário Catarinense.

Ao todo, cinco funcionários devem trabalhar no edifício, o primeiro do tipo no Brasil. Dois deles serão técnicos em robótica. No começo das operações, funcionários extras devem auxiliar os motoristas.. A empresa não revelou o valor investido no empreendimento. No ano passado, o valor divulgado era de aproximadamente R$ 14 milhões.

MPSC questiona licitação e construção

O Ministério Público de Santa Catarina diz que há vários problemas no processo licitatório e na liberação do alvará de construção de prédio. Os questionamentos do MPSC tramitam na Justiça desde 2004, quando a área que pertence ao Governo do Estado foi concessionada para a I-Park Estacionamentos Inteligentes por 30 anos.

Poucos meses após o pregão, a empresa teve 70% de seu capital vendido para a Estapar, multinacional do setor. O tipo de licitação, a venda de parte da empresa e a construção do prédio serviram de argumentos para uma ação civil pública da 26º Promotoria da Defesa da Moralidade Administrativa da Capital.

Fonte: Diário Catarinense