Por: Ricardo Daniel Treis | 2 anos atrás

Repassando as informações recebidas do Epagri/Ciram:

parquemalwee

PREVISÃO CLIMÁTICA TRIMESTRAL  PARA SANTA CATARINA
Setembro, Outubro e Novembro de 2015: Primavera com chuva e temperatura acima da média em SC.

Para o trimestre a previsão é de chuva acima da média em SC, mal distribuída no tempo, chegando intensa em períodos curtos. Porém, no início do trimestre há chance de períodos maiores sem chuva, por interferência de perturbações de menor escala.

Climatologia:
Setembro e outubro marcam a transição inverno/verão, dando inicio as chuvas de primavera com totais mensais mais elevados. Em boa parte dos municípios catarinenses, a maior precipitação do trimestre ocorre em outubro, com acumulados de 210 a 280 mm no Oeste e Meio-Oeste, e de 140 a 180 mm do Planalto ao Litoral. Em novembro, o volume de chuva diminui, com valores de 130 a 180 mm em média, no Estado.

Os episódios de precipitação devem ocorrer especialmente associados a frentes frias, influência de sistemas de baixa pressão, e também dos Sistemas Convectivos de Mesoescala (SCM) que provocam chuvas mais intensas no Oeste e Meio Oeste, mais frequentes em anos de El Niño. Na segunda quinzena de novembro inicia o processo convectivo, caracterizando as pancadas de chuva de verão.

 

Em relação à temperatura a previsão é de uma primavera com temperatura acima da média climatológica em SC, com maior anomalia na temperatura mínima. Mesmo assim, ainda pode ocorrer alguns episódios de frio, com curta duração, sobretudo na primeira quinzena de setembro, com formação de geada nas áreas altas do Oeste ao Planalto. A partir de outubro se espera períodos mais aquecidos.

Fim do inverno e inicio a primavera: 23/09 às 05h21min.