Por: Deivis Chiodini | 3 anos atrás

O UFC 189 contaria com a tão esperada luta entre José Aldo e Conor McGregor, mas Aldo acabou quebrando uma costela e tendo que sair do combate. Mas nem por isso o evento perdeu a graça.

O UFC colocou Chad Mendes para enfrentar McGregor pelo cinturão interino dos penas. Além disso, temos no co main event Robbie Lawler defendendo o cinturão dos meio médios pela primeira vez contra Rory MacDonald, numa revanche da luta de 2013. Hoje você confere o preview do da disputa entre Mcgregor x Mendes.

ufc2
O card tem inicio as 20 horas com transmissão do Canal Combate. Abaixo um raio X completo do main event.

BIOGRAFIA
O irlandês Conor McGregor tem 26 anos e treina na SBG Ireland. Pesa 66 quilos, tem 1,75m de altura e sua envergadura é de 1,88m. McGregor começou treinando boxe, mas também tem forte base no taekwondo e caratê, sendo também faixa marrom de jiu jitsu. Foi campeão dos penas e dos leves do Cage Warriors. Tem um cartel 17 vitórias e duas derrotas. Destas vitórias, uma veio na decisão, uma por finalização e  incríveis 15 por nocaute. Suas principais vitórias foram sobre Dennis Siver, Dustin Poirier, Diego Brandão e Max Holloway.

336307-bdabf490-d9ab-11e4-bde2-90f29debd666
O americano Chad Mendes, tem 30 anos e treina na equipe Team Alpha Male. Pesa 66 quilos,tem 1,68m de altura e sua envergadura é de 1,68m. Chad é um wrestler de alto nível, tendo competido em sua carreira universitária pela Cal Poly, sendo vice campeão nacional e tendo um recorde de 64-14. Competiu no WEC antes de entrar no UFC. Seu cartel é de 17 vitórias e duas derrotas (ambas para o campeão José Aldo). Destas vitórias, 8 vieram na decisão, duas por finalização e 7 por nocaute. Suas principais vítimas foram Ricardo Lamas, Nik Lentz, Clay Guida e Cub Swanson.

TROCAÇÃO
Tendo base no taekwondo e o caratê, McGregor controla bem a distância com sua ótima envergadura para categoria, usando velocidade e movimentação para plantar a base e mandar bombas direto no rosto de seu oponente. Os chutes rodados e golpes de ângulos não ortodoxos também são armas muito utilizadas na sua trocação. Sua movimentação de cabeça é excelente e ele foi pouco atingido até agora, não tendo que mostrar como está seu queixo.

Chad-Mendes

Wrestler de origem, após a sua primeira derrota para José Aldo, Chad se reinventou como striker. Com um intenso trabalho com Duane Ludwig, que continua agora com Martin Kampmann, que transformaram o americano num trocador desenvolto, com bom jogo de pernas e capaz de gerar muita potência, com boas combinações e muita velocidade.

LUTA AGARRADA
McGregor, apesar da predileção pela trocação, mostra bom nível na luta agarrada. Sua defesa de quedas é ótima e ele não foi colocado completamente de costas no chão ainda no UFC. Na parte ofensiva, quando precisou, como na luta em que estourou o joelho contra Max Holloway, McGregor colocou a luta para baixo e controlou, usando boas passagens de guarda. Mas o teste de fogo será contra o primeiro wrestler de elite que ele enfrentará.

_82138148_conor_mcgregor_getty
Se Chad tem só uma finalização no currículo, não se iluda, achando que seu grappling não é de elite. Em 14 lutas no UFC/WEC, ninguém colocou Chad para baixo, ou seja, nem sabemos como é a sua guarda. Aplicar quedas é sua especialidade, especialmente com o oponente na grade. Uma vez no chão, dificilmente se sente em perigo, mesmo contra ases do jiu jitsu como Rani Yahya, graças a seu controle posicional e um vigoroso ground and pound.

CONDICIONAMENTO FÍSICO E PSICOLÓGICO
Psicologicamente McGregor é um dos maiores. Capaz de entrar na mente de qualquer um, ele costuma abalar seu oponente e já se mostrou forte, para mesmo com o joelho lesionado, lutar 2 rounds e vencer. Na parte física, ele  demonstra pujança física para enfrentar qualquer desafio sem maiores percalços.

redinyc-chad-mendes-tapout

Chad é vigoroso fisicamente, dotado de gás no tanque para mesmo após uma guerra como a contra José Aldo no UFC 179, estar bem. Psicologicamente, ele se recuperou de knockdowns e volta para os combates. Não vejo McGregor entrando na cabeça de Chad.

PROVÁVEL ESTRATÉGIA
Não existe dúvida que para Conor a estratégia mais provável será trabalhar a movimentação, evitando que o Chad encurte, trabalhando a trocação na longa, com chutes nas pernas, rodados e golpes retos, tentando o nocaute.

UFC Fight Night Dublin - McGregor v Brandao

Chad deve usar sua velocidade para encurtar a distância, evitar a maior envergadura e fazer as transições para as quedas, de onde tentará usar seu controle posicional com ground and pound.

ARMA “SECRETA”
Se McGregor quiser ser ousado como é fora do cage, que tal tentar derrubar Chad e finalizar a luta? Seria uma grande surpresa. Chad mostrando que só Aldo o suplanta na trocação, acertando um poderoso cruzado em McGregor na curta distância e mandando o irlandês a lona.

maxresdefault