Por: Ricardo Daniel Treis | 3 anos atrás

Foi entregue oficialmente na manhã desta terça-feira (9) pelo Conselho Comunitário de Segurança de Jaraguá do Sul (Conseg) o novo espaço para o trabalho dos apenados no Presídio Regional de Jaraguá do Sul. O local de 220 metros quadrados conta com espaço para trabalho, sala de apoio da OAB, guarita interna e centro de distribuição para que as empresas que tem parceria com o presídio possam armazenar materiais a serem usados pelos apenados. A obra ficou pronta em quatro meses e teve investimento de R$ 140 mil custeado Conseg.

presdiojgs

Segundo o diretor do presídio Cleverson Dreschler, hoje o presídio conta com 400 apenados, destes 220 trabalham dentro da unidade. São 10 empresas do ramo têxtil, metalmecânico e plásticos parceiras do presídio e que envolvem a mão de obra dos presos. “Essa nova ala, construída pelo Conseg, vai ampliar e melhorar o trabalho realizado pelos apenados com possibilidade inclusive de ampliar o que se faz dentro do presídio”, destaca Dreschler.

O presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Jaraguá do Sul (Conseg), Álvaro Leitholdt, destaca que a obra feita por intermédio da instituição não só beneficia os apenados como também a sociedade.

“Esta é uma obra para a comunidade em que os presos pagam trabalhando a dívida pelos crimes que cometeram”, completa.

Os recursos do Conseg vêm por meio do trabalho dos próprios apenados em que 75% é destinados para as famílias deles e 25% para para o fundo do conselho, além da ajuda de empresas.

O prefeito Dieter Janssen agradeceu o envolvimento das empresas, Conseg, OAB e poder judiciário para a melhoria do presídio e destacou que essa parceria faz com que novos projetos possam ser realizados naquele local.


Na busca por mais informações sobre o tema, encontrei também algumas imagens. Elas não são daqui da cidade, mas compartilho a fim de que experienciem o contraste. Um apenado trabalhando ganha uma nova pespectiva, em todos sentidos:

apenados01

Presídio no Vale do Mucuri, MG

apenados02

Presídio Doutor Nelson Pires, MG

apenados03

Presídio em Contagem, MG

apenados04

Trabalho de apenados em Uberaba, MG

Trabalho de apenadas no presídio de Blumenau, SC

Trabalho de apenadas no presídio de Blumenau, SC