Por: Ariston Sal Junior | 4 anos atrás
joaoholler

Foto: Francisco Junkes/PMJS

A ponte pênsil João Holler, que liga as ruas Rosangela Winter, no bairro Barra do Rio Molha, a João Januário Airoso, no Jaraguá Esquerdo, está interditada desde a semana passada pela Defesa Civil. As últimas enchentes causaram erosão em uma das sapatas de sustentação deixando a estrutura instável. Por conta disso, um desvio provisório foi feito pela “Ponte de Curtume”. Apesar da medida e dos avisos, a passagem interditada vem sendo utilizada colocando em risco a integridade física de quem a utiliza. As fitas de isolamento e as placas de interdição que haviam sido colocadas no local foram simplesmente arrancadas.

O secretário de Defesa Civil da Prefeitura de Jaraguá do Sul, Marcelo Heinz Prochnow, lamentou o ocorrido e já solicitou às secretarias de Urbanismo e de Obras para que providencie a construção de tapume de madeira que impeça que a ponte continue sendo utilizada. “É lamentável ter que fazer este tipo de solicitação, mas algumas pessoas não entendem que estão se colocando em risco tomando esta atitude”, destacando. “Por isso pedimos que a comunidade não utilize esta passagem, mas sim a indicada como desvio”, emendou.

Outro que lamentou o fato foi o secretário de Obras e Serviços Públicos, Hideraldo Colle. “Os avisos da Defesa Civil já deveriam bastar, mas infelizmente não foi o caso desta ponte. Por isso fecharemos o acesso nas próximas horas conforme pedido da própria Defesa Civil.

Não é a primeira vez que a ponte pênsil, João Holler, sofre danos por conta das enchentes. Em 2011 as cheias chegaram a comprometer os cabos de sustentação da passarela que precisaram ser novamente tensionados por equipes da Secretaria de Obras.