Por: Sistema Por Acaso | 4 anos atrás
Os símbolos serão um trapiche de 120 metros e um monumento em forma de portal Foto: Rodrigo Philipps / Agencia RBS

Os símbolos serão um trapiche de 120 metros e um monumento em forma de portal
Foto: Rodrigo Philipps / Agencia RBS

Está tudo pronto para a Prefeitura inaugurar, neste sábado, às 10 horas, mais um equipamento de lazer para a comunidade, desta vez no bairro Espinheiros. A Porta do Mar, obra de qualificação urbana da orla da Lagoa do Saguaçu é um dos dez projetos integrantes do Programa Linha Verde, financiado pelo Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata). O prefeito Udo Döhler participa da solenidade. Em caso de chuva, a inauguração será transferida para outra data.

Durante a semana, a empresa responsável pela obra concluiu os últimos detalhes, como recape, sinalização viária, paisagismo e implantação da Academia da Melhor Idade.

A programação inclui descerramento de placa e competição náutica em cinco baterias com alunos da Escolinha de Canoagem de Joinville. O novo espaço é denominado Parque Porta do Mar Marino de Oliveira, conforme lei Nº 7485, de 26 de julho de 2013.

Desde o mês de abril, quando foi concluída a instalação do trapiche, moradores do Espinheiros e de vários bairros de Joinville já frequentam a Porta do Mar, principalmente nos finais de semana. “Mesmo antes da inauguração o local já é muito procurado, levando otimismo aos comerciantes e moradores”, explica o diretor executivo do Ippuj (Planejamento), Vânio Kuntze.

Atrativos

Uma das medidas para melhorar a segurança no local é o sistema de iluminação pública no entorno da Porta do Mar, incluindo o trapiche. Ao longo da rua Antônio Gonçalves, principal via de acesso, foram pintadas vagas de estacionamento em 45 graus, que ocupam uma das pistas da rua, que tem sentido único de direção Centro-bairro.

A medida visa beneficiar comerciantes e turistas durante os finais de semana, quando o movimento na região é mais intenso. Entre as atrações da Porta do Mar se destacam o trapiche, com extensão de 126 metros, sendo uma parte fixa e outra flutuante, para possibilitar a atracação de embarcações.

O novo atrativo conta com duas praças, uma delas com deck para contemplação. Em outra haverá equipamentos de ginástica para a terceira idade. Também foram implantadas benfeitorias como calçadão e mobiliário para compor o conjunto turístico.

Investimentos

O investimento total do Parque Porta do Mar é de R$ 1,65 milhão com recursos de financiamento com o Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata). A obra faz parte do programa Linha Verde, que já implantou os parques da Cidade, das Águas, Caieira, Zoobotânico e Finder.

Estão previstos e em andamento o Mirante do Boa Vista, parques São Francisco, das Nascentes, do Morro do Amaral e o Eixo Ecológico Leste.

Quem foi Marino de Oliveira

Marino de Oliveira, falecido em 2012, foi um dos mais antigos moradores do bairro Espinheiros. Muito conhecido pela profissão de pescador que desempenhava na região, teve seu nome reconhecido e sugerido pela comunidade para dar nome ao novo espaço de lazer.