Por: Ricardo Daniel Treis | 3 anos atrás

Matéria por Natália Trentini, para o O Correio do Povo:

Foto: Piero Ragazzi

Portal do caos / Foto: Piero Ragazzi

A Ponte do Portal é a principal ligação entre Guaramirim e Jaraguá do Sul e, consequentemente, um dos maiores entraves no trânsito. A estrutura é um ponto de afunilamento, veículos trafegam com lentidão constantemente e, nos horários de pico, a situação fica ainda pior.

A construção de mais uma ponte para dobrar a capacidade da passagem foi salientada pelos prefeitos de ambos os municípios junto ao governo do Estado na audiência pública que aconteceu hoje, no Centro Empresarial, em Jaraguá do Sul. A situação ganha destaque já que a estrutura não está no pacote de duplicação do trecho urbano da BR-280 que, apesar de ter a execução garantida pelo Estado, depende do desfecho nas negociações com o governo federal para estadualização da rodovia.

“Não oferecer condições de tráfego tem freado o desenvolvimento das nossas cidades. Que empresa quer se instalar diante de uma condição de trânsito diário?”, questiona o prefeito de Guaramirim, Lauro Fröhlich.

—–
NÃO DEIXE DE LER TAMBÉM: Sabia que o trecho entre Jaraguá e Guaramirim já poderia estar duplicado?
—–

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Regional de Jaraguá do Sul, a ponte faz parte de uma segunda etapa do processo de duplicação do trecho urbano, que compreende, além disso, a construção de dois viadutos e três passarelas para pedestres, obras que ainda não possuem projetos executivos elaborados.

Entre as ações solicitadas ao governo, também estavam inclusas a conclusão da pavimentação do Morro da Boa Vista e R$ 30 milhões para recapeamento de vias estruturais.

Leia a matéria completa no OCP Online.