Por: Ricardo Daniel Treis | 5 anos atrás

“Prefeitos, unidos, jamais serão vencidos!” Parece até coisa de realidade alternativa… As complicações financeiras das administrações municipais chegaram a tal ponto que alguns prefeitos do Estado estão pensando em fazer paralisação para que as alçadas superiores deem a devida atenção ao problema.

fecam

Na última assembléia da Fecam: “Quem ai sabe desenhar faixa?”

Segundo o diretor executivo da Federação Catarinense dos Municípios, mudanças na legislação são necessárias para aumentar a parte da arrecadação que é repassada aos municípios.

“Ainda não tem data agendada, nem é certeza de que vai acontecer, mas parte dos prefeitos catarinenses levantaram a possibilidade de fechar as portas das prefeituras por uma semana. (…) A proposta surgiu em assembleia da Federação Catarinense dos Municípios (Fecam), realizada nesta quinta-feira, em Florianópolis.

Ficou aprovado no encontro que a iniciativa será discutida com as associações regionais de municípios, para depois buscar uma adesão de todo o país. A ideia é já ter decisão até o final do ano.”

Estavam presentes no evento 92 prefeitos catarinenses. Mas o auditório já estava pela metade quando a proposta foi aprovada para entrar em pauta nas discussões dos prefeitos em cada região. Apesar de não ter recebido 100% de apoio, ninguém se manifestou contra a proposta.

Entre os problemas, foi reclamado do aumento nas responsabilidades com salários de professores e médicos sem que o governo federal e o Estado aumentassem na mesma proporção os repasses para sustentar as despesas.

Leia a matéria completa.