Por: Ricardo Daniel Treis | 3 anos atrás

Os prefeitos Ademar Borges (Barra do Sul) e João Pedro Woitexem (Araquari) estão concluindo um projeto que deve reduzir em pelo menos 40% a movimentação no trânsito da BR­280 na temporada de verão. Eles pretendem construir, com recursos do Estado, uma rodovia ligando o chamado “trevo de Jaraguá do Sul” (na BR­280) até a entrada de Barra do Sul, na SC­474.

O traçado é de 11 km e acompanha o caminho da linha de alta tensão da Celesc (rede alimentadora de 69 mil volts). O desenho é igual ao da avenida das Torres, em São José dos Pinhais (PR). A obra não exige indenização porque a área utilizada pertence à Celesc, que já adiantou que será parceira do projeto.

Nova rota marcada em preto no mapa - clique para ver em alta resolução

Nova rota marcada em preto no mapa – clique para ver em alta resolução

A nova rodovia será uma alternativa até a duplicação da BR­280, principalmente por desviar todo o trânsito de Joinville para Araquari e deixando a BR­280 só para quem se dirigir a São Francisco do Sul e de lá retornar para Joinville. Consultados pelas duas prefeituras, técnicos garantiram que será uma obra “barata” e “rápida”. Com a drenagem pronta, em três meses os 11 km estariam asfaltados.


Nota publicada por Luiz Veríssimo, em sua coluna no Notícias do Dia.