Por: Ricardo Daniel Treis | 4 anos atrás

O artigo é de Patricia Moraes, publicado em sua coluna n’O Correio do Povo, edição de 15 de abril:

Prefeito quer construir três grandes parques
Além das academias ao ar livre, da revitalização do Arthür Muller e da Arena, e da construção em andamento do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) da Vila Lenzi, o prefeito Dieter Janssen (PP) planeja deixar como marca do seu governo três grandes praças, se não prontas, bem encaminhadas. As negociações inclusive já começaram e os projetos estão sendo feitos. Uma delas deve ser construída em Nereu Ramos, em área de 30 mil m² que foi atingida pelas enchentes e está em vias de ser permutada pelo município.

(…) Outra grande praça, aos moldes da existente na Vila Germânica (a Ramiro Ruediger, foto abaixo), em Blumenau, está sendo projetada para a Ilha da Figueira, na ligação da José Theodoro Ribeiro com a Via Verde. A desapropriação de 15 mil m² está sendo negociada. (…) E o terceiro novo espaço para diversão deve ser construído atrás do Centro de Inovação, em terreno que é de propriedade do município.

parque-ramiro-ruediger

Parque Ramiro Ruediger, na Vila Germânica, em Blumenau

Parte da verba necessária para tirar os projetos do papel deve sair de um leilão que está sendo tratado com o Judiciário. O objetivo inicial é arrecadar cerca de R$ 1,5 milhão. No total, a Prefeitura tem mais de 100 terrenos parados, que carecem de manutenção e não geram receita.

Para fins de comparação, 30 mil m² é o equivalente a mais de duas lojas Havan tal qual a da Waldemar Grubba. 🙂

E claro que todo mundo ficou curioso pra saber onde serão esses parques, o que botou nossa central de investigação em ação. Fazendo contatos e apurando os dados, chegamos a áreas aproximadas de onde serão feitas as obras.

Confiram, quem clicar nas imagens terá acesso à visualização full no Google Maps. Os círculos mostram possível área de localização, não as dimensões dos parques:

parque_ilha

Possível localização do parque da Ilha da Figueira, que terá 15 mil m²

parque_nereu

Possível localização do parque no bairro Nereu Ramos, que terá 30 mil m²

parque_rau

Possível localização do parque no bairro Rau, que terá 30 mil m²


Esses pontos na Ilha da Figueira e em Nereu tem enorme potencial, pela localização. Por coincidência havia citado os artigos da Ruth Borgmann novamente esta semana, e em dois deles ela comenta do também aproveitamento do rio como área de lazer. Devidamente cercado e estruturado, o espaço oferece opções fantásticas. Claro que pode ser pedir demais, mas imaginem só passeios como estes:

E como disse Ruth, “Aos poucos áreas adjuntas poderiam ser aterradas, recebendo quadras esportivas, áreas para pique-nique, área de embarque e desembarque de caiaques ou pouso para praticantes de vôo livre. Projetos mais simples como canchas de bocha e academias para exercícios ao ar livre também encaixam-se.”

Bom, vale sonhar, que o futuro é promissor. 🙂