Por: João Marcos | 22/09/2015

POST PUBLICADO ORIGINALMENTE EM 8/06/2015

Ideafixa não poderia ter começado melhor o artigo do que com essa frase:

Não é porque tá na internet que virou casa da mãe Joana: toda rede social tem o seu conjunto de regras de etiqueta, mesmo que elas não estejam descritas em um tutorial.

Pêi! Hahaha.

E caras, se tem uma rede social que de uns tempos pra cá vem testando a paciência da galera é o tal do Whatsapp, né não? Diz aí quem não tem em sua lista de contatos, pelo menos um desses caras aqui:

Sêo Bengala: só sabe mandar putaria, o smartphone é praticamente uma extensão do X-Vídeos.
Datena sem grife: só sabe mandar desgraça e foto de acidente (sério, qual o problema de vocês?).
O amigo da galera:  que precisa montar um grupo a cada semana e te incluir em todos.
O Fora Dilma: eu sei que a situação política no país não é das melhores, mas tem certeza que ESSE é o lugar para debate?

E esses são apenas quatro dos milhares que existem por aí… Dei os perfis baseados na minha lista de contatos. Agora para o bem de todos e a saúde da nação, segue um guiazinho que pode ser mandado como indireta para certas pessoas, e, por que não, vale até para uma autoavaliação.

Via Ideafixa, segue o texto:

1 – Ninguém é obrigado a responder uma mensagem no mesmo segundo em que recebe

forever-alone
Se você é daqueles que, não tendo a sua mensagem respondida, manda mais cinco na sequência pra entender porque diabos a pessoa não responde, tenho um palpite: você é chato. Não é por se tratar de um aplicativo de mensagens instantâneas que a pessoa do outro lado da linha é obrigada a te dar atenção e resposta no momento em que você precisa. Aliás, quem quer urgência pega o telefone e liga. Simples assim.

2. Os dois vistos azuis (versus) A sua ansiedade

24yyosjs6z_xmwkf6mlx_file

Os dois vistos azuis que mostram que uma mensagem foi visualizada resultaram em um novo tipo de comportamento: o cara que não clica na mensagem para não mostrar que viu, que não quer responder aquela hora ou simplesmente não quer responder, a ponto de fazer tutorial de truque:

yesssss

Se a pessoa com quem você conversa não deu bola mesmo depois de ler, faça uma análise dos fatos antes de se transformar no brother que pesa perguntando porque não teve resposta.

 3. Nos grupos de amigos

bom_dia_grupo_whatsapp

Os grupo de amigos são ótimos para marcar o rolezinho do dia, mas alguns integrantes com altos níveis de carência provocam a saída de outros membros do grupo por, como vamos dizer, excesso de compartilhamento.  O Sensacionalista tirou sarro da galera que acha que tem que dar bom dia todos os dias. Se no seu grupo todo mundo fala o tempo inteiro sobre o que está fazendo (que saco), tudo bem, tá liberado o excesso, mas não vale reclamar se alguém sai por não aguentar o flood.

 4. Nos grupos de trabalho

sol-faltava

Está terminantemente proibido mandar mensagens em grupos de trabalho fora do horário comercial e fins de semana só porque você resolveu fazer hora extra e teve uma ideia genial. Isso gera um stress desnecessário em quem tava ali de boa curtindo a sua folga. Segura essa ansiedade até a segunda porque né, ninguém merece.

PS: No mundo ideal você nunca teria que dar seu número e nem ter cliente no Whatsapp, logo, está permitido ser cuzão e dizer que não usa. Mas se você não tem essa opção, as regras para “grupo” de trabalho continuam funcionando para esse tópico.

5. Conversas privadas (versus) Conversas em grupo

estou-gravida-o-pai-esta-nesse-grupo-whatsapp

Comentar / perguntar algo que só diz respeito ou interessa a um dos integrantes no grupo ao invés de mandar uma mensagem direta é coisa de quem tá querendo atenção. Analise se você precisa realmente daquela informação ou se só precisa de plateia.

6. Compartilhando imagens e textos

674975-imagens-para-usar-no-whatsapp-download-3

Esse é especial para mães, pais e amigos de infância: você é o que você compartilha. Se você compartilha o video de uma menina que teve imagens íntimas vazadas você é tão escroto quanto o cara que espalhou as fotos. Se você manda um vídeo político manipulado sem conferir as fontes, você é tão tolo quanto o cara que fez o vídeo acha você que é. E por assim vai.

PS: Está terminantemente proibido mandar qualquer coisa pra lista inteira, já que nem todo mundo da sua lista está interessada naquele tópico. Deixa de ser preguiçoso e selecione apenas quem tem o mesmo “nível” de senso de humor.

7.  Avatar e frases

Imagem-para-Whatsapp-Engracadas-Einstein

Bem, isso não chega a ser uma regra, mas vale como um toque: gente que troca a foto ou a frase do perfil de formal frenética demonstram um combo de ansiedade + insegurança.

Evite.