Por: Ricardo Daniel Treis | 5 anos atrás

Os outros posts da série:
– Apresentação: o panorama de parques em cidades do mundo VS Jaraguá
– Ideias 1: passeios e parques às margens do rio
Ideias 2: arquibancada às margens, palco flutuante e exploração de ilha


UM PARQUE NA RUA WALTER MARQUARDT

Imaginem: integração entre o terreno onde ficava a Combat com o Parque Municipal de Eventos formando área pública de lazer. Junto entrariam os prédios do histórico curtume ali vizinho.

Plano – Ideia 3

Pelas dimensões, seria o lugar ideal para uma grande área livre gramada, onde poderiam ser realizados eventos, concertos, shows ao ar livre, piqueniques etc.

Vista do terreno

Esta área poderia estar conectada ao antigo curtume, transformando estas edificações em espaços para atividades culturais, centros de criatividade, ensaios de bandas, oficinas de arte para crianças…

Curtume Schmitt – Área histórica potencial

Também poderíamos ter alguma forma de jardins temáticos de plantas aquáticas e outras nativas da região, como bromélias ou orquídeas. O espaço poderia oferecer exposições permanentes, podendo ser sede de associação de cultivadores… Seria maravilhoso integrar esta área com o espaço do Parque de Eventos, o que poderia ser feito através de caminhos, trilhas de pedestres e bicicletas.

Seguem abaixo algumas referências para ilustração da ideia:

Área gramada aberta com quiosques e espaço para eventos ao ar livre

Orquidário, uma das inúmeras possibilidades para o curtume

Para imaginar: Jaraguá do Sul com um amplo espaço para reunião de pessoas ao ar livre, pausas urbanas. Lembrando que o terreno apresentado também faz margem para o rio.


Os outros posts da série:
Ideias 4: contorno do rio na Ilha da Figueira.