Por: Ricardo Daniel Treis | 5 anos atrás

Para quem perdeu a introdução ontem, um resumo: da expertise como arquiteta e de experiência de vida no exterior, Ruth Borgmann tem compartilhado em sua timeline algumas ideias para a criação de áreas de lazer em Jaraguá. Sendo um conteúdo muito interessante e que pode aguçar as perspectivas dos jaraguaenses, não há outra senão compartilhar e ajudar a propagar esse material. Recomendo a leitura do post de apresentação, agora segue o primeiro de uma linha de quatro. Ruth fala, principalmente, do aproveitamento de áreas com beleza natural para criação de áreas de lazer no Centro da cidade.


IDEIA 1 PARA ESPAÇOS URBANOS EM JARAGUÁ
Acho de suma importância a integração do pedestre com o lado oposto do rio e com um espaço aberto humanizado. Áreas onde hoje se encontram o Corpo de Bombeiros e alguma edificações do entorno poderiam ser abertas, propiciando uma vista melhor do Centro para onde se abrem as áreas do outro lado do rio.

As partes não edificáveis da beira do rio podem ser usadas para conectar isso com extensão de propriedade adquirida. Vejo um potencial enorme nesta localização de áreas que podem ser conectadas com o comércio de restaurantes e bares.

Acima, área no entorno da Scar, Sesc, pilar da antiga ponte, Corpo de Bombeiros e antigo Café Sasse, que acho maravilhosa para pensar um grande projeto urbano onde as pessoas possam ter acesso facilmente do Shopping, do terminal, do antigo centro histórico da cidade, dos hotéis e ainda ter a vantagem de pegar o SESC na carona e chegar ao centro de saúde também.

A via gastronômica de Jaraguá poderia ser aberta para o rio, integrada com parques, vias de pedestres, ciclovias e passarelas para o outro lado. Tudo para recreação de crianças e famílias. Vejam mais exemplos como tudo pode acontecer integrado:

À esquerda área em Hong Kong. Talvez a primeira quadra da Epitácio Pessoa pudesse ser assim…

Exemplo de integração: restaurante com acesso ao passeio


Os outros posts da série:
– Ideias 2: arquibancada às margens, palco flutuante e exploração de ilha
Ideias 3: um parque na rua Walter Marquardt ligado ao Parque Municipal de Eventos
Ideias 4: contorno do rio na Ilha da Figueira.