Por: Sistema Por Acaso | 5 anos atrás

toothpaste

Depois de escovar os dentes, é difícil comer alguma coisa. Não só você teria que escová-los de novo, como a pasta de dente faz o gosto da comida parecer horrível. Talvez você imagine que o culpado seja o sabor de menta na pasta de dente, mas não é o caso.

Acredita-se que há dois culpados aqui, ambos quase universalmente adicionados a creme dentais. Trata-se do lauril sulfato de sódio e lauril éter sulfato de sódio, agentes tensoativos aniônicos que baixam a tensão superficial da água.

Por que eles são desejáveis na pasta de dentes? Porque funcionam como uma espécie de detergente, criando a espuma. Isso ajuda a espalhá-la pela boca de forma mais fácil.

Além do efeito de limpeza, isso faz você sentir que o creme dental está realmente fazendo alguma coisa. É um efeito psicológico que as fabricantes descobriram ser uma ótima forma de levar as pessoas a comprar mais pasta de dente.

A menta é adicionada à pasta de dente por este mesmo motivo, por deixar sua boca com sensação fresca e limpa, especialmente se estiver bem distribuída em toda a sua boca. Tracy Sinclair, ex-gerente de marca na Oral-B, diz no livro O Poder do Hábito, por Charles Duhigg:

“Os consumidores precisam de algum sinal de que o produto está funcionando. Nós podemos fazer o creme dental ter qualquer sabor – mirtilo, chá verde – e desde que tenha um efeito refrescante, as pessoas sentem que a boca está limpa. Esse efeito não faz o creme dental funcionar melhor; ele só convence as pessoas de que está fazendo seu trabalho.”

O lauril sulfato de sódio também é adicionado a xampus por razões semelhantes. Sim, ele cria espuma, o que ajuda na limpeza dos cabelos. Mas as pessoas acreditam que o xampu com espuma funciona melhor do que um sem espuma, mesmo se não limpar melhor.

Voltando ao seu paladar, o lauril sulfato de sódio interage com seus receptores de sabor doce, tornando-os menos sensíveis, e assim interferindo no sabor doce. Além disso, ele também destrói fosfolipídios em sua boca, o que intensifica o sabor amargo.

Então quando você ingere algo após uma escovação, parece que o sabor mudou. Por exemplo: em geral, o suco de laranja tem um gosto doce que mascara um gosto amargo subjacente. Se você bebê-lo depois de escovar os dentes, ele parecerá muito diferente – e extremamente amargo.

Portanto, se por algum motivo a sua rotina matinal inclui escovar os dentes antes de comer, o jeito é procurar pasta de dente sem lauril sulfato de sódio (e sem lauril éter sulfato de sódio). Dessa forma, o alimento que você comer não ficará com um gosto horrível – a menos que você seja ruim na cozinha, é claro.

Fonte: Todayifoundout.