Por: Ricardo Daniel Treis | 9 anos atrás

Matéria da FolhaSC de hoje, sobre a Acijs lançando seus esforços pro eleitorado da região se conscientizar.

Aumentar, em um mês, de 96,3 mil para 103 mil os eleitores em Jaraguá do Sul. Este é o objetivo da campanha O Seu Voto Faz Acontecer, do Centro Empresarial de Jaraguá do Sul, que está sendo coordenada pelo ex-presidente da Acijs, Guido Bretzke(…) “O foco da campanha é conscientizar as pessoas que são de outros lugares a transferirem o voto para cá e tentar mudar a realidade daqui”, diz Bretzke. Além disso, a idéia é incentivar os jovens a tirar o Título de Eleitor e as pessoas em geral a não desperdiçarem o voto.

A campanha, que será feita através de distribuição de cartazes e flyers, vai até o dia 5 de maio, que é a data limite para a transferência do título. De acordo com Bretzke, os 103 mil eleitores seriam suficientes para eleger três deputados estaduais e um federal.

(…) Na segunda etapa, começa o trabalho de conscientização dos partidos políticos para que lancem o menor número de candidatos. “Com o aumento do número de candidatos, diminui a chance de eleger alguém”, alerta Bretzke. Um exemplo é a eleição de 2006: eram nove candidatos a deputado estadual na Região e nenhum se elegeu. O consenso das Associações Empresariais é de que o ideal seriam quatro candidatos a deputado estadual e dois a federal.


Diabos, depende apenas dos candidatos pra dar certo, mas e aí? Qual deles abriria mão da candidatura?