Por: Gabriela Bubniak | 21/04/2016

Eles têm uma das missões profissionais mais nobres: defender a sociedade e preservar a ordem pública.

Estamos falando das polícias. Afinal, se não fosse por elas, muitas coisas estariam bagunçadas no nosso dia a dia, certo?

Mas por que estamos falando disso? Porque hoje, dia 21 de abril, é comemorado o Dia das Polícias Civil e Militar. Isso mesmo, no mesmo dia do feriado de Tiradentes. Mas isso tem alguma ligação? SIM!

O patrono da polícia brasileira é Tiradentes. Por isso, em homenagem, o Dia das Polícias é comemorado no mesmo dia. Esta data marca o enforcamento do, então, alferes da 6ª Companhia de Dragões de Minas Gerais. Joaquim José da Silva Xavier era membro da Inconfidência Mineira e se tornou mártir do movimento.

Polícia Militar x Polícia Civil

A Policia Militar é aquela que a gente vê todos os dias nas ruas, com policiais fardados. São eles que fazem as blitz, cuidam da segurança no trânsito, nas escolas, nos estádios (e Arena Jaraguá 😀 ) e atendem a ocorrências diversas.

Quando veículos se envolvem em acidentes de trânsito, é a PM que vai até o local e faz o registro do Boletim de Ocorrência.

25-06-2014-22-38-21-radio

São soldados, cabos, sargentos, tenentes, capitães, majores, tenentes-coronéis e coronéis que fazem parte dessa grande equipe.

Quem nunca reclamou de um som alto às 23h de uma quarta? (Ah, eu já!). Mas também tem os casos mais graves, como agressões e homicídios. Esses tipos de crimes são encaminhados à Polícia Civil.

E é nas delegacias que encontramos a Polícia Civil. Se alguma vez você teve algum pertence furtado, perdeu algum documento ou quando fez a carteira de motorista, você falou com um policial civil (geralmente um escrivão). Foi ele que elaborou um Boletim de Ocorrência (BO) ou encaminhou a emissão do documento que você pediu.

Capturar

Mas não é só isso. A Polícia Civil também realiza ações fora, como mandados de prisão, e é a responsável por investigar crimes e contravenções, além de reunir provas sobre circunstâncias e autoria. Os policiais civis entram em ação, principalmente, depois que um crime acontece. Se você já teve que prestar um depoimento, provavelmente deve ter conversado com o delegado.

A Delegacia de Polícia da Criança, Adolescente, Mulher e Idoso de Jaraguá do Sul, registrou desde setembro de 2010 – início do seu funcionamento – 7.053 Boletins de Ocorrência. Desses, 1.466 apenas em 2015. Neste ano, até março, foram registrados 410 BOs.

Onde ficam as polícias em Jaraguá do Sul?

– 14º Batalhão de Polícia Militar de Jaraguá do Sul
Endereço: Rua Gustavo Hagedorn, 880 – Nova Brasília (em frente à Arena Jaraguá)
Telefone: (47) 3276-9100

– 15ª Delegacia Regional de Polícia – Jaraguá do Sul ¹
Endereço: Rua Emmerich Ruysan, 85 – Vila Nova
Telefone: (47) 3370-8383 / 3370-7948 / 3370-8351

– Delegacia de Polícia da Comarca de Jaraguá do Sul
Endereço: Rua Manoel Luiz da Silva, 230 – Vila Nova
Telefone: (47) 3371-1014 / 3371-0123 / 3371-9036

– Delegacia de Polícia da Criança, Adolescente, Mulher e Idoso de Jaraguá do Sul
Endereço: Rua Marthin Stahl, 507 – Vila Nova
Telefone: (47) 3370-0331

– Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Jaraguá do Sul²
Rua Anita Garibaldi, 136-1 – Centro
Jaraguá do Sul – SC – CEP: 89251-130
Telefone: (47) 3276-9478

¹É na delegacia regional que são prestados os serviços de emissão de RG (Registro Geral), CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e onde também funciona o IML (Instituto Médico Legal) e o IGP (Instituto Geral de Perícias)

²A DIC é uma delegacia especializada para desvendar casos mais graves, como assassinatos, encontrar pessoas desaparecidas, investigar ameaças ou pedofilia na internet, além acabar com esquemas criminosos.

Faça um BO online!

Você sabia que, em alguns casos é possível fazer um Boletim de Ocorrência online, sem precisar comparecer à delegacia?
boletim ibllibe
A delegacia eletrônica já existe há mais de 10 anos, e pode cer acessada através deste link (clique para acessar). Para fazer o BO, basta se enquadrar nesses tipos de boletins:
– Acidente sem vítima;
– Perda de documentos e/ou outros objetos;
– Ameaça, calúnia, injúria e difamação;
– Furto de celular, denúncia anônima;
– Recuperação de documentos e/ou objetos;
– Danos causados por fenômenos naturais
Se o que aconteceu não se enquadra em nenhum dos tipos de boletins disponíveis, procure a delegacia mais próxima.

Curiosidades

Em 2013, policiais militares salvaram em Jaraguá do Sul um bebê de 11 meses, que estava afogado com leite materno.

Os pais da criança, Gisele Bueno (28) e Marcio Luis Ristof (34), estavam na casa dos avós da bebê, no calçadão de Jaraguá do Sul, quando sua filha Isabelli Yasmim Ristof se engasgou. Quando eles iam levar a criança para o hospital, avistaram a viatura e pediram socorro.

Os policiais, cabo Marcos Elias Parcianello, soldados Arcione Oenning Dacoregio, Maicon Marcelo Dumke e Norton de Ávila, treinados para qualquer tipo de ocorrência, fizeram o primeiro atendimento ao bebê. Em seguida, a família foi levada para o Hospital São José.

Na época, o soldado Marcelo deu o seu depoimento sobre a ocorrência e disse que, este foi um momento para se orgulhar, pois além de policial também é pai.

Em 2015, o fato se repetiu nas ruas de Jaraguá do Sul. Dá uma olhada nesse vídeo:

Veja os números do 14º Batalhão de Polícia Militar de Jaraguá do Sul em 2015:

– Flagrantes (crime e contravenções) – 1.585
– Pessoas detidas – 2.107
– Armas apreendidas – 30
– Carteiras Nacionais de Habilitação apreendidas – 261

Apreensão de drogas
– Maconha – 19,106 quilos
– Crack – 4.202 pedras
– Cocaína – 716 gramas
– LSD – 1.055 pontos
– Ecstasy – 402 comprimidos

Número de efetivos: 220 policiais

Fotos: Divulgação