Por: Ariston Sal Junior | 16/05/2014
Reprodução

Reprodução

Conchita Wurst é a persona artística de Tom Neuwirth, cantor austríaco que faturou a Copa do Mundo da música, o Festival Eurovision, em 2014.

Antes de passar ao vídeo, algumas linhas sobre o Eurovision.

Imagine como seria  se os Festivais da Canção (aqueles que impulsionaram o rock nacional, a tropicália, e a MPB pós-bossa nova) não tivessem deixado de existir no Brasil. Mais do que isso, se tivessem crescido, aglomerado países vizinhos da América Latina, e passassem a ter uma conotação nacionalista, com uma música concorrente por país?

Essa é a tradição do Eurovision,  Festival que acontece anualmente desde 1956 (!!!), realizado e exibido por um pool de canais de televisão de vários países, não apenas europeus.

Por ser aberto para países que topem entrar no pool, Turquia e Israel, por exemplo,  participam.

E a ambição planetária do concurso transparece na super-produção das apresentações. Assista a apresentação de Conchita Wurst abaixo e note como recursos realmente não são poupados em termos de efeitos especiais, equipamentos, glamour e, como em toda premiação, cafonice.

Mas o que chama mesmo atenção em Conhita Wurst é a escolha por fazer uma apresentação em drag com barba.

O movimento LGBT europeu aplaudiu a vitória não apenas como uma manifestação de liberdade pela adoção de identidade reversa, mas por um tipo de sexualidade que adota posturas e símbolos de ambos os sexos.

O próprio tema da música “Rise Like a Phoenix”  é superação, facilmente associado à luta contra preconceitos como “I Will Survive”, “Beijinho no Ombro” ou “Let It Go”, ou qualquer faixa da discografia da Lady Gaga.

Para o lado conservador da Europa, foi uma bomba – manifestações contrárias foram feitas na Áustria, Rússia, e em vários outros países.

Mas a apresentação ultra-moderna de Conchita Wurst não apenas chegou à sala de todos, como conquistou a grande maioria dos votos, consagrando-se a grande vitória do ano.

Vamos então à ela:

[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=QRUIava4WRM” autohide=”0″]

Via Update or Die