Por: Ariston Sal Junior | 4 anos atrás
Divulgação

Divulgação

A população de Joinville vai poder participar de forma direta na elaboração do Plano de Mobilidade (planMOB), uma ação da Prefeitura para melhorar as condições de deslocamento dos joinvilenses. A participação da população ocorrerá por meio de consultas públicas nos bairros, com respostas aos questionários que serão entregues nas escolas da rede municipal e no preenchimento dos questionários disponibilizados on-line no site da Fundação IPPU (http://ippuj.joinville.sc.gov.br).

O detalhamento de como será elaborado o Plano de Mobilidade Urbana foi apresentado na manhã desta terça-feira (24/06) pelo prefeito Udo Döhler e pelo diretor presidente da Fundação Ippuj, Vladimir Constante. A reunião teve também a participação dos secretários subprefeitos, que terão participação na organização das consultas públicas nos bairros.

Um dos instrumentos complementares do Plano Diretor de 2008, o PlanMOB tem por objetivo definir o que deve ser feito na cidade nos próximos anos, incluindo as propostas de investimentos em serviços, infraestrutura e meios de transporte, assim como a organização do sistema de transporte e seus modais, entre outras ações.

O prefeito Udo Döhler informou que serão investidos nas ações R$ 400 milhões, recursos dos projetos aprovados pelo PAC da Mobilidade Urbana do Governo Federal. “Precisamos reduzir o uso do automóvel e estimular o uso do transporte coletivo e das bicicletas”, comentou Döhler. Hoje a frota de veículos de carros e motos em Joinville é de 350 mil, quase 1,5 veículo por habitante em condições de ter sua Carteira de Habilitação.

O presidente do Ippuj disse que a meta é para que até 2030 o deslocamento feito por carros e motos seja reduzido de 40,49% para 20% e que os deslocamentos pelo transporte coletivo cresçam de 25,27% para 40%. “As ações do Plano de Mobilidade são para priorizar o transporte coletivo, melhorar a segurança nas ciclovias e termos calçadas acessíveis”, resumiu Constante.

De acordo com o cronograma geral do PlanMOB, a Prefeitura pretende encerrar esta fase com uma grande audiência pública final, agendada para o dia 17 de novembro. E, no dia 1º de dezembro, encaminhar o plano com suas diretrizes para a Câmara de Vereadores de Joinville.

A primeira consulta pública será realizada na próxima terça-feira, dia 1º de julho, a partir das 19 horas, na Igreja Nossa Senhora de Belém, na rua Universidade, 110, no bairro Itinga, área de abrangência da Subprefeitura da Região Sul.

Via Assessoria Prefeitura de Joinville