Por: Sistema Por Acaso | 4 anos atrás

18141128651564

Especialistas em arte descobriram que o quadro “O Quarto Azul”, de Picasso, contém uma pintura secreta. Com auxílio da tecnologia de imagens em infravermelho, foi possível encontrar o retrato de um homem de paletó e gravata borboleta, apoiando a cabeça na mão, que contém três anéis. Apesar dos detalhes, os cientistas ainda estão investigando a identidade do homem.

“O Quarto Azul” foi pintado em 1901, quando Picasso morava em Paris, durante sua fase conhecida como “período azul”. Aparentemente, o pintou teve um momento de inspiração e resolveu começar a nova obra por cima do retrato. Por décadas, os especialistas já desconfiavam que havia algo mais na pintura, pois algumas pinceladas pareciam muito diferentes e não combinavam com o restante da composição.

18140705493559

“Quando ele tinha uma ideia, você sabe, ele tinha que fazer. Ele não podia comprar novas telas todas as vezes em que queria pintar alguma coisa”, disse a curadora Susan Behrends Frank. “Esse é um daqueles momentos que tornam meu trabalho muito especial”, completou Patricia Favero, especialista em conservação que conseguiu a melhor imagem da pintura secreta – que já estava em estudo desde 2008.

Fonte.