Por: João Marcos | 6 anos atrás

Lembram de um tempo atrás que eu tinha feito um post falando sobre o Pimp My Carroça, um projeto do Mundano que tinha por objetivo a partir da arte, tirar essas pessoas que vivem da reciclagem, da invisibilidade e dar mais prestígio ao importante papel que têm na sociedade.

Pois então, fique sabendo que o projeto foi bem sucedido e essa semana lançaram um mini documentário mostrando alguns dos resultados e lindas carroças pimpadas.  A maneira que o Mundano achou para chamar atenção para esses trabalhadores que são (eram) invisíveis é poética e contundente e mostra o que todos nós sabemos e pouco praticamos: pequenas ações fazem uma diferença gigantesca na vida de muita gente.

 

Durante o documentário um dos catadores desabafa:

– Agora tem uns que acham que somos maloqueiros, somos lixeiros. Nós não somos lixeiros, nós somos catadores de reciclagem! O lixo está lá para o governador mandar os caminhões de lixo recolherem.

E eu completo a frase dele dizendo que eles fazem muito mais pelo planeta do que a maioria de nós. Quem deveria olhar indiferente e de forma superior aos outros são eles.