O projeto “Papo com Influencer” traz entrevistas exclusivas com pessoas de Jaraguá do Sul e região que produzem conteúdo na internet para os mais diferentes nichos e são capazes de influenciar e transmitir realidade aos seguidores. Você tem curiosidade em saber como é a rotina de um influenciador digital? O Por Acaso vai te contar tudo!
Monica Wagner é um nome conhecido quando o assunto são receitas saudáveis, fáceis e gostosas, que agradam o paladar e ajudam a manter um estilo de vida equilibrado. No Instagram, @monicawwagner, ela compartilha receitas autorais e detalhes de seu lifestyle. Ao todo, já são mais de nove anos na internet e 1200 receitas desenvolvidas e compartilhadas com mais de 596 mil seguidores.
O amor pela culinária surgiu porque a influenciadora sempre foi apaixonada por comer bem. Neta de confeiteira e filha de uma mulher que também ama cozinhar, ela sempre buscou cuidar de si, da alimentação e praticar esportes durante a vida toda. Em seu site, monicawagner.com.br, ela explica que não é neurótica, mas procura cuidar dos alimentos que consome, e considera que quanto mais natural, melhor.
A necessidade de cozinhar surgiu quando ela percebeu que para ter uma vida saudável e equilibrada não era necessário abrir mão de comer pratos saborosos. Então, começou a desenvolver receitas equilibradas e gostosas. “Nunca fiz curso de culinária… aprendi a cozinhar cozinhando, testando e errando”, explica ela, no site.
“No início, a cada 10 receitas, uma ficava comestível. Demorou até que eu conseguisse ‘pegar a mão’ dessa culinária. Comecei a postar para os meus amigos as receitas que realmente ficaram gostosas, e isso foi criando força”, conta.
Mesmo sem possuir restrições alimentares, ela começou também a desenvolver receitas sem glúten, lactose e ovo, e percebeu o quanto as pessoas que têm alguma restrição/alergia tem carência de receitas gostosas, o que a incentivou ainda mais.
Pensando em quem pega pesado na academia e possui uma alimentação super-restrita, com ingredientes como ovo, frango e batata doce, ela desenvolveu receitas saborosas com esses ingredientes, como a famosa batata doce rosti e a coxinha, grandes sucessos das redes sociais de Mônica.
Assim, sem pretensão nenhuma, as redes sociais da influenciadora seguem crescendo, e mais do que milhares de seguidores, ela também possui inúmeras visualizações em todos os posts e mais de oito livros lançados. Abaixo, ela compartilha com o Por Acaso um pouco de sua rotina agitada:
Como você teve a ideia de começar a produzir conteúdos para redes sociais? Você sempre buscou ter uma vida saudável?
Monica: Na verdade tudo aconteceu de forma muito natural, eu sempre fiz esportes, e ficava com peso na consciência em comer um bolo de chocolate por exemplo… Mas não queria abrir mão desse prazer, então comecei a pegar as receitas que mais adorava da minha avó e da minha mãe, e transformar em mais saudáveis.
Só que isso foi há nove anos, e pouco se sabia sobre receitas mais saudáveis na época.. Por isso comecei a fazer testes, e o que dava certo, postava no meu Instagram pessoal, para quando eu quisesse uma receita saudável que realmente fosse gostosa, estava lá, e isso foi fazendo sucesso entre amigos e crescendo naturalmente.
De onde surgem as ideias para publicar receitas tão criativas?
Monica: Eu adoro comer, principalmente coisas gostosas. Como de tudo, mas faço a versão mais saudável. Enjoo muito fácil dos pratos, então sempre vou fazendo novos testes, pra falar a verdade, nem as minhas próprias receitas eu faço igual, quando repito, já faço algumas adaptações como teste…Já são mais de 1.200 receitas desenvolvidas em nove anos. As viagens também me inspiram muito, sempre quero conhecer os pratos e temperos locais, e depois faço a minha versão adaptada em casa.
De todas as receitas que você já fez, tem alguma que é a sua favorita ou que costuma repetir com frequência?
Monica: Uma que fez muito sucesso, lá no comecinho, foi a coxinha saudável. Fui a primeira a fazer, há 9 anos, e ela saiu por acaso. Por causa dessa receita, eu ganhei mais de 100 mil seguidores. Mas tem várias que eu adoro: leite condensado de coco, crocante de sementes, granola saudável, bolo de banana, de cenoura…São inúmeras que eu amo e estão inseridas no nosso dia a dia.
Sobre os livros que você publicou, de onde surgiu a ideia e como foi o processo de criação?
Monica: O primeiro e mais marcante para mim, foi o que eu lancei com a Boa Forma, revista de saúde que foi minha inspiração por anos, e tive a alegria de ser convidada a ser colunista digital deles. Fizemos essa parceria por 2 anos, e semanalmente, eu trazia uma nova receita para eles. Foi super bacana a repercussão, e o pessoal teve a ideia de lançar 100 receitas publicadas na coluna. Fizemos alguns eventos em São Paulo junto com eles, foi incrível!
Como você equilibra a sua rotina com a produção de conteúdo? Como é um dia típico da sua vida?
Monica: Todo final do mês coloco as entregas do mês seguinte na planilha para organizar as entregas de feed e stories. Tenho uma assessora que cuida da parte contratual e detalhes com as agências (a marca fala com a agência, que fala com a assessora, e ela alinha comigo). Todo domingo, acerto a agenda da semana, penso em todas as receitas que irei produzir, e nos conteúdos.
No dia a dia, é mais ou menos assim: pela manhã é quando eu vou para a academia, cuido de algumas coisas na casa, respondo os e-mails, faço lista de compras. Já na parte da tarde faço as gravações das receitas, muitos testes também, edição dos vídeos (tem uma pessoa que me ajuda na gravação e edição, mas muitos eu ainda gravo e edito sozinha), crio as receitas (começo colocando tudo no papel, para depois testar).
No final do dia revejo os briefings dos clientes para o mesmo processo no dia seguinte. Depois das receitas e conteúdos gravados e editados, envio para o cliente para aprovação. Paralelo a isso, tenho os meus produtos digitais, com uma outra equipe, e estamos sempre em contato, produzindo conteúdo pra lá também. É bastante coisa!
Alguma influencer te inspira e te influencia a criar conteúdo?
Monica: Eu adoro seguir profissionais da saúde, médicos e nutricionistas que seguem uma linha mais integrativa. Algumas páginas que eu gosto: Dr. Duprat, Luciano Bruno, Dra Bruna Pitaluga, de alguns chefs da culinária funcional também, como Renato Caleffi.
Como é a sensação de diariamente influenciar tantas pessoas com o seu conteúdo?
Monica: Muito gratificante, realmente preenche meu coração… É o meu propósito! Amo poder contribuir com uma vida mais leve e saudável. Aumentar a consciência sobre a alimentação saudável, e ajudar, nem que seja um pouquinho, para melhorar a qualidade de vida dos que me seguem.
É engraçado, mas eu compartilho tudo, como se estivesse falando com uma amiga, qualquer coisa que acontece, já quero compartilhar com elas, e de fato, tem várias seguidoras que converso diariamente. Fico muito feliz com essa confiança no meu trabalho.
Qual o seu foco na hora de produzir conteúdos para redes sociais? Quem você busca atingir?
Monica: Meu foco sempre é em receitas saudáveis que realmente são gostosas! E que sejam também práticas e fáceis para que qualquer pessoa consiga fazer
Você costuma receber propostas de marcas para divulgar produtos no seu Instagram? Tem alguma que você ficou surpresa quando surgiu a oportunidade de parceria?
Monica: Sim, diariamente. Hoje sou muito grata por ter trabalhado com grandes marcas, como Electrolux, Polishop, Mondial, Nestlé, Kérastase, Verde Campo, Whiskas (alimentos para gatos), Schar, Vigor, Linea, entre outras…Era cada pulo de alegria, imagina né? Só marcas que eu consumia e admirava, sempre gratificante ver que o trabalho está dando resultado.
Qual foi o momento mais marcante da sua vida como influencer até o momento?
Monica: São muitos momentos que me marcaram nessa trajetória. Ter sido embaixadora da Marca Live por 7 anos, quando lancei o livro da Boa Forma, quando lancei o curso com a Pura Vida, quando fui embaixadora da linha aura botânica da Kérastase no Brasil, junto com o Marco Antonio de Biaggi, parceira com a Nespresso por 5 anos, e agora embaixadora da Royal Canin, e a recém assinada Banana Brasil, aqui, da nossa região. Estou muito feliz!
O que você procura transmitir para o seu público nos conteúdos que publica nas redes sociais?
Monica: Leveza… Já são tantas notícias ruins, né? Não falo e nem me envolvo em polêmicas. Compartilho dicas e o meu estilo de vida, contemplando e visitando lugares especiais, inclusive muitos aqui na nossa região, que é privilegiada. Dou muito valor a essas pequenas coisas do dia a dia, e tento passar a importância disso para a nossa vida.
Mostro que as pessoas podem comer bem, não abrir mão do prazer de comer, e principalmente, ter equilíbrio. Está tudo bem comer o que quiser de vez em quando, mas ter consciência do que te faz bem e do que te faz mal, e o que pode acarretar na sua saúde. Equilíbrio é a chave do sucesso.
Por fim: o que você tem para falar para quem está começando agora e que quer seguir a carreira de influencer? O que você aconselharia?
Monica: Marketing de influência é um mercado crescente para quem trabalha de forma profissional. Seja verdadeiro, não tente ser algo que você não é para agradar alguém, ou passar uma imagem que você ache bacana, pois isso não se sustenta por muito tempo.
Quanto mais verdadeiro você é, mais se conecta com o seu público, mais natural tudo acontece. Procure um nicho que se identifique, que faça o seu coração bater mais forte, e tenha um propósito por trás, pense sempre em contribuir. Isso inclusive é melhor até para conquistar bons clientes, que conversem com esse nicho, pois trará mais resultados para ele, e para você. Valorize o seu trabalho e persista!