O empresário de Criciúma, no Sul de Santa Catarina, que começou uma viagem de volta ao mundo de helicóptero em junho, prevê chegar ao Brasil ainda neste mês. O piloto André Borges de Freitas pretende completar o percurso em tempo recorde e entrar para o Guinness Book.
Ele espera chegar em solo brasileiro em 28 de setembro, com 102 dias de viagem. A ideia inicial era passar pelos 35 países em 100 dias, mas as condições de tempo atrasaram o cronograma dele e de Peter Wilson, piloto inglês que viaja com o catarinense. O recorde, segundo ele, ainda deve ser mantido.
O piloto saiu do Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna, a cerca de 50 km de Criciúma, em 18 de junho. “Faltam 4 países dos 35. E muitas emoções e histórias pra contar”, comenta.
O que falta
Na sexta-feira (13), a dupla fez seu voo mais longo: 4 horas e 40 minutos, aproximadamente. Os dois saíram do Equador com destino ao Peru, onde seguiam no sábado (14). Depois, partem para Chile, onde será feita uma manutenção de 100 horas no helicóptero.
O planejamento, depois, segue com Argentina e Uruguai (veja itinerário completo abaixo). A expedição é compartilhada nas redes sociais de André, que faz vídeos reportando cada viagem. Eles viajam com um helicóptero R66 Turbine.
Eles já relataram, por exemplo, um pouso que fizeram em um iceberg na Groenlândia, além dos desafios da “travessia mais temida” da viagem – um percurso de 4 horas 30 minutos sobre o mar, da Groenlândia até a Islândia, que envolveu muito vento, conforme o piloto.
Veja a lista de países no itinerário:
- Brasil
- Guiana Francesa
- Guiana
- Granada
- Santa Lúcia
- São Martinho
- Porto Rico
- Turks e Caicos
- Bahamas
- EUA
- Canadá
- Groenlândia
- Islândia
- Ilhas Faroe
- Reino Unido
- Luxemburgo
- Áustria
- Sérvia
- Bulgária
- Turquia
- Geórgia
- Turcomenistão
- Uzbequistão
- Cazaquistão
- Rússia
- México
- EL Salvador
- Costa Rica
- Panamá
- Colômbia
- Equador
- Peru
- Chile
- Argentina
- Uruguai
Com informações do G1 Santa Catarina