Você gosta de caminhar? Gosta de aventuras? Já pensou em completar uma longa viagem a pé?
Se você acha loucura, vai se surpreender ao conhecer os jovens jaraguaenses Kaio e Ruan, que estão em viagem a pé com destino a Ushuaia, que fica na Argentina, no ponto mais ao Sul da América Latina, também chamada de ”tierra del fuego”.
São mais de 5 mil quilômetros de distância. A viagem teve início aqui em Jaraguá do Sul, no dia 10 de Janeiro, e seguirá o percurso por toda a costa catarinense, litoral gaúcho, passando pelo Uruguai, Chile e Argentina. Grande parte da viagem será feita a pé, mas eles também aproveitam caronas de vez em quando.
Kaio Bernal e Ruan Bublitz, ambos de 21 anos, são amigos desde sempre e foram criados como primos. Juntos se identificaram com o amor por aventuras e novas experiências. Amantes da fotografia, da arte, de conhecer o novo, os jaraguaenses agora embarcam nessa viagem cheia de surpresas!
Ruan conta que sempre realizou suas aventuras do dia para a noite e dessa vez não foi diferente. A ideia do “mochilão” ao Ushuaia surpreendeu seu amigo Kaio, que sem pensar duas vezes aceitou com empolgação a proposta.
Os jovens reforçam que estão em busca de uma experiência nova, cheia de perrengues e que querem encarar esse desafio, conhecer lugares, ver paisagens, ver o dia a dia de uma forma diferente. E acima de tudo, é possível!
No último mês, os jovens foram atrás de todos os equipamentos e utensílios necessários para então iniciar a viagem.
Quando irão voltar?
A viagem em média deve durar de 2 a 3 meses, eles ainda não sabem exatamente porque dependem das caronas e do quanto precisarão caminhar, como também da cidade que irão parar para descansar, entre outros detalhes. De acordo com eles, são diversos fatores.
A caminhada
Por dia, os jovens pretendem caminhar em média 20 quilômetros. Mas quem sabe o que pode acontecer? Algumas podem ser mais longas, podendo deixar Kaio e Ruan cada vez mais perto de seu destino. Essa situação, que deixaria a maioria de nós desconfortável, empolga a dupla.
Como lavar as roupas durante a viagem?
Eles planejam lavar as roupas em postos de gasolina, mas também contam com a ajuda da população, como moradores que se disponibilizarem a ajudar com um tanque e água.
Onde vão dormir?
Ruan e Kaio estão levando suas barracas e até o momento dormem nelas, mas ao longo da viagem pretendem pedir para dormir na casa de alguém, algum morador da região, ou instalar suas barracas no terreno, para que seja mais seguro para eles.
Mas não sabem ainda de que forma será exatamente e, em últimos casos, vão montar a barraca no lugar que encontrarem.
Como se manter focado e não desistir?
Os meninos reforçam que são uma dupla, estão viajando em conjunto, ou seja: um dá apoio para o outro e dessa forma um não deixa que o outro desanime. E destacam que quando estão caminhando não pensam em nada, apenas seguem em frente.
”É um casamento né, um sempre irá ajudar o outro, para continuar o caminho e chegar até o nosso objetivo”, diz Ruan.
A aventura é nova para Kaio, que conta que é sua primeira vez realizando uma viagem como essa e nunca fez viagens longas. Ruan, por sua vez, sempre teve espírito aventureiro, fazendo viagens de última hora – já fez viagem parecida ao Rio de Janeiro -, mas conta que também será sua primeira vez numa viagem dessa magnitude a pé.
No fim da tarde desta terça-feira (11) eles já estavam na cidade de Penha. No vídeo eles mostram um pouco de como é a viagem:
Além disso, os garotos estão com uma ”vaquinha” e todo dinheiro arrecadado será utilizado com despesas da viagem. Os dados completos se encontram no Instagram do Kaio Bernal.