A Jazz Band Elite encerra, no domingo (1), com apresentação no anfiteatro do Parque Linear Via Verde, às 17h30, a sua turnê 2023. O repertório promete obras sinfônicas e clássicos do rock.
“O concerto será dividido em duas partes: a primeira com obras sinfônicas e compositores de renome como Jan Van der Roost, Jacob de Haan, Kees Vlak e Carlos Alberto Braga (Braguinha). A segunda parte contatá com clássicos do rock como Queen, Bon Jovi, Metálica e outros”, destaca o maestro da banda, Lauro Wendorf Júnior. O evento é gratuito e aberto à comunidade, mas será cancelado em caso de chuva.
Em 2023, a Jazz Band Elite promoveu apresentações em Porto Belo, Joinville e São Bento do Sul. Trata-se de projeto cultural viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e sua realização se dá por meio da Associação da Escola de Música Jazz Band Elite, Ministério da Cultura e Governo Federal. Nesta edição, conta também com o apoio da Prefeitura Municipal de Corupá, Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer de Jaraguá do Sul, além do patrocínio da iniciativa privada.
A história da Jazz Band Elite iniciou em 1929, com o término da Banda Linzmeyer, em virtude da mudança de vários integrantes da banda para outras cidades. Com a intenção de reestruturá-la, membros desta banda fundaram a Jazz Elite. Na época, conquistaram fama com apresentações em vários estados, porém com o surgimento da Bossa Nova, a música tradicional não era mais ouvida com tanta frequência.
Em 29 de maio de 1991, por meio da Lei 758/91, foi criada a Escola Municipal de Educação Complementar de Música Jazz Band Elite, com o objetivo de desenvolver a cultura musical e capacitar crianças, jovens e adultos para a formação da Banda Municipal Jazz Band Elite.