Estudantes de teatro do Programa Bolsa Cultural foram selecionados para participar do 2º Festival Nacional Nova Cena que ocorre em Itajaí, de 1º e 5 de agosto. O Instituto Porto Cênico (organizador do evento) analisou vídeos enviados por 112 grupos inscritos e escolheu seis, sendo o único representante de Santa Catarina o de Jaraguá do Sul.
Apresentada no Festival Jaraguá em Cena, em outubro de 2022, a peça “Quem matou Alice no país das Maravilhas?” foi criada pelo Grupo de Teatro Juvenil Kefi, do C.E.U. Mestre Manequinha, que tem a orientação da professora Thaysa Petry Lisbôa, integrante do programa Bolsa Técnico Cultural.
A professora Thaysa explicou recentemente aos pais sobre a importância do prêmio que conta com recursos da Lei Rouanet e dos editais municipais da Fundação Cultural de Itajaí e Prefeitura Municipal de Itajaí. O evento busca valorizar a prática e o conhecimento teatral entre crianças, jovens e adultos que participam de grupos, frequentam escolas de teatro em espaços não formais, bem como estudantes das Universidades que participam de experiências acadêmicas regulares de bacharelados em teatro como das licenciaturas e projetos de extensão ou pesquisa.
Juntamente ao festival, ocorre o 2º Seminário de Práticas Pedagógicas em Teatro, que conta com a participação de diretores e professores dos espetáculos selecionados para o festival. A proposta: “Dramaturjar: do verbo ao laço que nos une” visa refletir sobre as peças selecionadas, as práticas pedagógicas adotadas e promover troca de experiências.
A peça selecionada é baseada no clássico “Alice no país das maravilhas”, de Charles Lutwidge Dodgson, conhecido pelo pseudônimo Lewis Carroll, com texto adaptado pelos alunos do programa, que trouxeram um novo olhar para o destino da protagonista.