Nesta segunda-feira (19) comemora-se o Dia Nacional do Teatro. Em homenagem à data, o Por Acaso selecionou alguns atores e atrizes de Jaraguá do Sul e região que começaram em escolas de teatro na região e hoje marcam presença nas telinhas. Há muitos rostinhos jaraguaenses talentosos que fazem sucesso em produções como novelas, filmes e obras produzidas para serviços de streaming, como Netflix e Amazon Prime Video.
Wesley Schmitt
Natural de Jaraguá do Sul, o ator começou no mundo da arte muito cedo, na dança, aos nove anos de idade. Balé clássico e dança contemporânea estiveram presentes na adolescência dele, que participou de espetáculos e festivais, como o Festival de Dança de Joinville.
Mas foi em São Paulo, após trabalhos como modelo, que o teatro passou a chamar sua atenção. Ele se interessou pela área, ingressou no curso de teatro, participou de peças, teatro infantil e viveu diversas experiências artísticas. O primeiro papel de destaque como ator foi o personagem Jerry, na novela infanto juvenil “As aventuras de Poliana”, do SBT. Ele teve a oportunidade de contracenar com nomes como João Guilherme, Sophia Valverde e Larissa Manoela.
Depois, também fez o personagem Gus, na série de comédia dramática Todxs Nós, da HBO, que foi ao ar em 2020. Outro trabalho de destaque veio já em 2022, com a série “Todas as Garotas em Mim”, da TV Record. A produção aposta em um elenco jovem e histórias que trazem desafios cotidianos e soluções inspiradas em personagens femininas da Bíblia.
Kattieli Faleiro
Natural de Santa Rosa, no Rio Grande do Sul, a atriz veio para Jaraguá do Sul quando tinha 16 anos e viveu na cidade por nove anos. Em 2016, se mudou para realizar o sonho de viver uma carreira na área de artes cênicas e em 2018 foi protagonista do filme “Portal dos Sonhos”, que aborda temáticas como espiritismo e fatos cotidianos.
O filme acompanha a jovem Karen, que mora com a família na periferia da cidade de São Paulo. A personagem começa a ter sonhos estranhos com pessoas desconhecidas, que lhe contam suas histórias confusas e angustiantes.
Guilherme Fernandes
Além de ator, o artista também é diretor, roteirista, produtor e professor de cinema. Começou a carreira aos 10 anos de idade e formou-se em interpretação para cinema pela Studio Escola de Atores de Joinville. Participou de “Malhação”, na temporada de 2007 e a oportunidade abriu as portas para muitos trabalhos.
Ele já estrelou peças como “Evangelho Segundo São Mateus”, “Coquetel Overdose” e “Pinóquio”. Em 2013, ganhou o prêmio Gralha Azul de melhor ator. Em 2018, participou da novela “Deus Salve o Rei”, da Rede Globo, que tinha temática medieval. O personagem de Guilherme era o chefe dos sentinelas na Pedreira de Argon.
Natália Gorges
Em 2018, a jaraguaense participou da vigésima sétima temporada da novela “Malhação – Vidas Brasileiras”. A personagem da atriz era uma das alunas da escola em que se passa a trama. A temporada abrange diversos assuntos sociais relevantes para a sociedade, como machismo e homofobia.
Junto com a notícia de que havia sido aprovada para fazer parte do elenco da novela, a jaraguaense comunicou, por meio de redes sociais, que estava entrando para a escola de atores Wolf Maya.
Extra: Bruna Linzmeyer
Não é jaraguaense, mas é da região e está em alta na telinha! A atriz interpreta a personagem Madeleine, no remake de 2022 da novela “Pantanal”. A atriz está na área desde que tinha 16 anos, quando saiu de Corupá e foi viver em São Paulo, onde investiu na carreira de modelo e estudou teatro. Em dois meses, já estava no Rio de Janeiro gravando para a Rede Globo, onde participou de diversas novelas e minisséries.