Para muitas mulheres debutar é um sonho, e tornar o sonho realidade é uma grande realização, mesmo que seja anos mais tarde. É com essa filosofia que a Associação dos Grupos de Terceira Idade (AGTI), promove o baile de debutantes de Jaraguá do Sul. Todos os 33 grupos da terceira idade foram convidados a participar, elegendo uma representante.
Na edição deste ano, cerca de mil pessoas assistiram ao desfile de 22 debutantes, no Clube Vieirense, no sábado (26). A patronesse das debutantes foi a primeira-dama de Jaraguá do Sul, Erondina Franzner.
Segundo a coordenadora do Centro de Convivência do Idoso, Hildegard Boshammer, foi um evento único e muito gratificante. “Não há vencedoras e todas são homenageadas”, diz. “É uma oportunidade para que as mulheres que já avançaram no tempo possam viver esse momento cheio de significados”, afirma.
Trata-se de uma festa tradicional no município que reúne várias gerações de uma mesma família. É uma forma de homenagear as mulheres da terceira idade e valorizar a participação delas na sociedade. O evento festivo havia sido suspenso devido a pandemia e foi retomado neste ano.