O jovem músico Leonam Reis, de 24 anos, sentiu o impacto transformador do Festival de Música de Santa Catarina (Femusc) após participar das aulas gratuitas do evento em 2023. No último mês, o clarinetista recebeu a maior honraria do 13º Prêmio Ernani de Almeida Machado: uma bolsa de R$ 100 mil para aprofundar seus estudos no exterior. Essa conquista veio com o incentivo do Femusc, onde o maestro e idealizador do festival, Alex Klein, e a professora Laura Ruiz Ferreres o motivaram a buscar bolsas em razão da sua excelência musical.
A premiação, oferecida pela Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP), aconteceu no último concerto da Orquestra Jovem do Estado, em dezembro. Com o prêmio de R$100 mil, o clarinetista pretende ingressar na Universidade de Frankfurt de Música e Artes Cênicas (HfMDK), na Alemanha, para fazer um Mestrado sob orientação da professora Laura Ruiz Ferreres.
A participação de Leonam Reis no festival foi decisiva para sua busca pela bolsa, afinal, segundo ele, os professores acreditaram no seu potencial. “O maestro Alex Klein, por exemplo, foi um dos que mais me incentivou a buscar o Prêmio Ernani de Almeida Machado, fomentado pela EMESP, em São Paulo. Sou absolutamente grato”, afirma o clarinetista.
Durante o Femusc 2025, Leonam terá uma participação de destaque. Ele será solista no Concerto para Clarinete de Carl Nielsen, na Matinê Orquestral em 25 de janeiro e integrará outras quatro apresentações ao longo do festival, que ocorre de 12 a 25 de janeiro na SCAR – Centro Cultural, em Jaraguá do Sul (SC).