“Verdade Obscura”, de C.S Bolton, conta a história de James, um pai que busca incessantemente a cura para a doença terminal do filho. O livro se destaca por conter códigos QR Codes com materiais informativos que complementam a leitura
“A morte é uma das poucas certezas da vida, mas James não estava preparado para aquele momento, nunca estaria.” Essa é uma das muitas frases impactantes do livro “Verdade Obscura”, do escritor e engenheiro químico Cesar Eduardo da Silva, que assina com o pseudônimo C. S. Bolton, ao convidar o leitor para uma narrativa que envolve conhecimento científico e ficção.
Tudo gira em torno do personagem principal, James, um pesquisador da área de medicamentos que trabalha incessantemente em uma missão secreta em busca da cura para o filho, que tem uma doença terminal. Ele conta com a ajuda de Sandra, uma especialista em inteligência artificial que o ajuda a criar um processo inovador de tratamento.
Eles desenvolvem uma inteligência artificial capaz de diagnosticar e encontrar o melhor tratamento para praticamente qualquer enfermidade. No entanto, isso não passou despercebido das grandes corporações farmacêuticas, dos políticos e investidores da área. A partir disso, um dos maiores desafios é garantir que esse recurso inovador não caia nas mãos erradas.
O medicamento é a única chance do pequeno Gabriel continuar vivo, e se James tiver sucesso na missão, a indústria farmacêutica perde bilhões de euros. A história começa a tomar um rumo ainda mais envolvente já no prólogo, quando ele é convocado com urgência pelo presidente de uma das maiores farmacêuticas mundiais, que diz saber o que ele está fazendo e o ameaça para trabalhar na empresa.
Autor une conhecimento científico e uma narrativa envolvente
O autor, Cesar Eduardo da Silva, é pesquisador e engenheiro químico, sócio fundador da Learn Ltda, além de idealizador do programa Cientistas do Bem. Ele utilizou todos os conhecimentos profissionais que adquiriu ao longo da carreira para desenvolver uma narrativa cheia de pontos que instigam o leitor. “Ao ler o prólogo, o leitor já tem o prenúncio de uma história boa, que vai chamar a atenção dele, mas também uma chamada para pensar em situações que ele se colocou em algum momento, como a do dilema em que o personagem principal se encontra. O convite do livro é entreter e informar”, explica.
“O livro é um misto de ficção e realidade. A história que eu criei é a parte da ficção e tem um desenrolar com perseguição, morte, política, corrupção e vários outros elementos que recheiam a narrativa de ação”, complementa o escritor. Ele conta que escreveu a primeira versão do livro à mão e utilizou um método criado por ele para desenvolver toda a narrativa.
“Eu tenho uma empresa que trabalha com treinamentos e cursos, fazemos a otimização de processos na indústria e para isso usa-se um método chamado de criatividade lógica. Decidi expandir isso para um projeto que não seja da indústria, apesar de estar inserido no contexto”, conta. Além disso, o autor conta que suas maiores inspirações são Dan Brown, autor de “O Código da Vinci”, e Malcolm Gladwell, que escreveu “A Decisão num Piscar de Olhos”. Ele uniu elementos do processo de escrita dos dois autores e transformou em uma obra única.
Cada capítulo termina com um spoiler do que está por vir, instigando o leitor para avançar um pouco mais na leitura. Ao falar de tecnologia ao longo da narrativa, ele aborda aspectos como o fato dela colaborar para a cura de doenças, o uso da dark web, os contratos de aplicativos que muitas vezes são aceitos sem leitura e várias outras questões que mostram que a narrativa é bem atual.
Os elementos da realidade vem do embasamento que o autor tem de outros projetos que desenvolveu ao longo da carreira, momentos que vivenciou, além de situações fantasiosas que compõem a parte de ficção. “A realidade vai até um ponto e a ficção envolve situações dali para frente”, declara.
Ao longo das páginas, é possível observar códigos QR Codes que liberam o acesso a artigos e vídeos exclusivos, que geralmente tem de três a quatro minutos, com discussões científicas, curiosidades e desdobramentos dos temas abordados na obra. Somados a esse recurso, o autor incluiu ainda quadros explicativos que desenvolvem conceitos apresentados e ampliam a experiência de leitura.
É possível intercalar a leitura com os conteúdos informativos, que geralmente ficam ao fim de cada capítulo, ou deixar para acessar após concluir a leitura. Cesar produziu a maior parte dos artigos e vídeo-aulas especialmente para o livro, apesar de já ter alguns prontos. “Antes do livro eu já escrevia artigos e consegui inserir alguns na obra, mas a maioria foi surgindo com o processo criativo”, diz.
O livro termina com várias perguntas que dão a deixa para uma continuação, mas o autor ainda não sabe se vai escrever uma segunda parte para a história de James. Porém, ele conta que tem outras duas obras encaminhadas, uma ficção e outra que trata sobre questões relacionadas aos seus conhecimentos científicos.
FICHA TÉCNICA:
- Título: Verdade Obscura – O Dilema de James Bonnet
- Autor: C. S. Bolton
- Editora: Areia
- ISBN/ASIN: 9786586150292
- Páginas: 282
- Preço: R$ 59,90
Sobre o autor: Formado em Engenharia Química, Cesar Eduardo da Silva, 43 anos, é sócio fundador da Learn Ltda, idealizador do programa Cientista do Bem, músico multi-instrumentista e pai do Be e da Duda. A ciência e a inovação sempre foram os motores de seu entusiasmo em desvendar o desconhecido e transformar este conhecimento em soluções inteligentes de alto retorno financeiro. Já orientou e executou mais de dois mil projetos de otimização de processos e produtos em empresas como Weg, Electrolux, Grendene, Tigre, Klabin, BMW e Whirlpool. Com o pseudônimo de C. S. Bolton, sua faceta literária, escreve ficção científica, obras marcadas por suas habilidades de raciocínio crítico e criatividade.
Para comprar o livro, entre em contato com o autor pelo Instagram @cesaredusilva79, ou acesse a Amazon e o site da Editora Areia.