Considerado o principal campeonato de atletismo da América Latina, o Troféu Brasil reúne os melhores representantes do continente entre hoje (6) e domingo (9), no Centro Olímpico de Treinamento da Universidade Federal de Mato Grosso, em Cuiabá (MT). Três nomes da Associação Prática de Atletismo (APA/Secel) participam do campeonato.
Um deles é Simone Ponte Ferraz, que tem nove medalhas conquistadas no evento desde a edição 2018 e buscará novos pódios nos 3.000 metros com obstáculos e 5.000 metros rasos. “Grandes feras do atletismo nacional estarão no evento, então é uma prova de altíssimo nível com todo mundo bem treinado e em busca de vaga no Sul-Americano. É a hora de correr e dar o nosso melhor”, afirmou a atleta olímpica.
Andreas Lothar Uber Kreiss, no salto com vara, e Jimmy Jhon da Silva Lopes, no salto em altura, são os outros representantes de Jaraguá do Sul na competição, que também chegam com chances de medalhas, conforme destaca o técnico, Ezequiel Emerson Wagner.
“O Jimmy está voltando de lesão, mas acreditamos que possa fazer uma boa participação. O Andreas vai para o seu segundo Troféu Brasil um pouco mais maduro e tem possibilidade de pódio”, disse.
Os campeões das provas individuais (masculinas e femininas) garantem vaga para o Campeonato Sul-Americano de Atletismo, de 28 a 30 de julho, em São Paulo, assim como os líderes do ranking nacional no período de 1 de janeiro a 9 de julho de 2023. Em caso de o vencedor ser o líder, será chamado o vice-campeão de Cuiabá.