A paratleta Marcelli Vitória Tomazi foi destaque na fase nacional das Paralimpíadas Escolares, realizada no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CPB), em São Paulo (SP). Acompanhada pelo técnico e atleta guia, Wanderlei Augusto Gessner, a atleta da Associação Paradesportiva Jaraguaense (APJ/Secel) faturou três medalhas no atletismo, sendo uma ouro no lançamento de disco e duas pratas nos 100m e 400m rasos.
Mauricio de Souza Junkes (abaixo, de branco), treinado por Verônica Regina Paul Paciello Matile, disputou quatro provas na natação e ficou perto do pódio nos 100m costas ao terminar em quarto lugar. Ele ainda disputou os 100m livre (7º lugar), 50m livre (8º lugar) e 100m peito (8º lugar).
Os resultados ajudaram a seleção catarinense a garantir o vice-campeonato geral do evento, além do segundo lugar na natação e terceira colocação no atletismo. As Paralimpíadas Escolares deste ano registraram o maior número de participantes na história, com 2.013 atletas oriundos dos 26 Estados brasileiros e do Distrito Federal. Trata-se do maior evento esportivo para crianças e jovens com deficiência do mundo.
“As Paralimpíadas Escolares mostram o quanto o esporte pode transformar vidas, especialmente no que diz respeito à inclusão e ao desenvolvimento pessoal e social dos jovens. Isto vai muito além do que medalhas, são experiências de vida que os atletas levarão com eles para o resto da vida dos atletas, ponderou o técnico Wanderlei.