Bruna Fernandes, pintora contemporânea de Jaraguá do Sul, é uma das artistas confirmadas para a 39ª edição da Expo Arte SP, que acontece no sábado e domingo (14 e 15) na Vila Madalena, em São Paulo. A exposição reúne alguns dos maiores artistas independentes do Brasil.
“É uma feira de artistas independentes muito bacana, sou grata de estar participando dela pela quarta vez. A cidade de São Paulo é com certeza a cidade mais importante no mercado de arte nacional e estar presente em mais uma exposição me deixa muito satisfeita com meu trabalho”, explica a artista.
Com uma carreira que já atravessa fronteiras, Bruna coleciona exposições em diversas galerias ao redor do mundo. O estilo expressionista abstrato da artista é resultado de uma extensa trajetória internacional, incluindo passagens por Londres, Barcelona, Amsterdã e Roterdã, onde desenvolveu pesquisas independentes em Artes Plásticas.
Além das exposições, as obras já foram destaque em páginas dedicadas à arte moderna e crítica de belas artes em diferentes países.
Trajetória artística
Em Jaraguá do Sul, Bruna estudou no Colégio Marista. Inicialmente, seu caminho artístico foi traçado pelo teatro, com estudos em Artes Cênicas na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
No entanto, com o tempo, a jaraguaense passou a explorar as artes visuais, começando com pinturas em aquarela e, eventualmente, consolidando-se na técnica de tinta a óleo sobre tela, com a qual trabalha predominantemente hoje.
Entre suas principais influências estão grandes nomes da arte, como o holandês Willem de Kooning e a brasileira Lygia Clark. Além disso, Bruna é budista e atribui aos ensinamentos do budismo tibetano uma importante fonte de inspiração para suas composições, ajudando-a a refletir e a criar de forma mais profunda e singular.
Atualmente representada pela Galeria Azur, que possui sedes em Madrid, Buenos Aires, Berlim e Miami, Bruna tem em seu portfólio exposições em locais renomados, como a The Brick Lane Gallery, em Londres, e mostras organizadas pela própria Galeria Azur em várias partes do mundo.
“Recentemente participei de uma exposição em Miami, na Galeria Azur, foi minha sexta exposição internacional, então estou contente com o alcance e a aceitação das minhas obras expressionistas no mercado internacional. Ver minhas obras de arte pelo mundo é muito gratificante”, complementa.
Em suas redes sociais, especialmente no Instagram (@burubes), Bruna compartilha um pouco do processo por trás de suas criações, mostrando aos seguidores como traduz seus sentimentos e visões em cores, formas e texturas nas telas.