A nadadora Betty Brussel, de 99 anos, mostrou que está na flor da idade e quebrou três recordes mundiais no mesmo dia. Sensação do mundo na natação amadora, a vovó estabeleceu recordes nos 40 metros livres, 50 metros de costas e 50 metros peito.
A competição Victoria Masters Swim Club Meet, onde Betty conquistou os títulos, aconteceu em Saanich, Colúmbia Britânica, no Canadá.
Nascida na Holanda, em 1924, Betty adora uma piscina. Mesmo com um aparelho auditivo e um marca-passo, devido a um ataque cardíaco, ela tem força para nadar duas vezes por semana.
Ela começou a nadar aos 60 anos e desde então, nunca parou. “Sinto-me melhor quando saio do que quando entro [na água]. Nadar é minha paixão. Isso me faz esquecer todas as minhas preocupações e me sinto ótima”, disse.
Há alguns anos, Betty ficou viúva, e se aproximou ainda mais da água. “O que quer que tenha acontecido comigo, sempre volto a nadar”, completa.
Recordes mundiais
Sobre o Victoria Masters Swim Club Meet, ela diz se sentir orgulhosa das metas atingidas. “Fiquei surpresa com minha própria natação. Eu dei tudo de mim. Eu nunca desisto”, lembrou.
Com o apoio da torcida, ele quebrou três recordes mundiais: 400 metros livres em 12 minutos, 50 metros costas com o tempo de 1m24s91 e 50 metros de peito, com 1m56s22.
“Era como estar em um filme. Fiquei totalmente impressionada com o apoio de todos. Gosto de vencer, mas os recordes nunca foram a coisa mais importante para mim. Se outra pessoa vencer, ficarei feliz por ela”, explicou.
Independência para viver
Engana-se aqueles que pensam que Betty depende dos outros. Apesar de idosa, ela tem uma vida muito ativa e é super independente.
“Vivo a vida todos os dias e aproveito-a. Sinto-me muito feliz por fazer o que faço. Não estou pronta para que alguém cuide de mim”, contou.
Com a natação, ela também ganhou mais confiança.
“Na verdade, sou um pouco tímida e por isso ganha confiança na água. Ainda estou me acostumando com toda essa atenção, mas com todo esse foco e esses recordes, eu comecei a me sentir um pouco orgulhosa de mim mesmo”, concluiu.