Por: André Marques | 4 anos atrás

Uma pesquisa foi realizada recentemente na Universidade do Sul do Alabama e constatou que quem deixa um parceiro para ficar com outro são as pessoas mais propensas a pular a cerca novamente em um novo relacionamento. A publicação é do Journal of Research in Personality.

Além do mais, quem ‘rouba’ o namorado da amiga tem grandes chances de ser infeliz e acabar se separando, viu?

traicao_fidelidade

Os pesquisadores entrevistaram 443 homens e mulheres durante o estudo, foi perguntado a eles o quanto concordavam com diversas afirmativas formuladas para medir níveis de comprometimento e satisfação dentro de um relacionamento. Entre elas estavam “Estou ciente de que há muito mais ‘peixes do mar’”, “Eu raramente noto outras pessoas atraentes” e “Nossa relação me deixa muito feliz”.

De acordo com o autor do estudo, o professor Joshua Foster, o pessoal que foi ‘caçado’ pelo parceiro tende a se sentir menos comprometido com o relacionamento e também menos disposto a investir nele.

— Eles também prestavam mais atenção a outras alternativas, percebendo outras pessoas como potenciais parceiros de melhor qualidade, e se envolveram em taxas de infidelidade mais altas quando comparados aos participantes que não haviam sido “roubados” de seus parceiros — explicou Foster.

mulher-chorando-tristeza-getty-images-600

Os resultados da mesma pesquisa apontaram que também existem reflexos na personalidade. Pessoas que trocaram um parceiro pelo outro tinham mais chances de ter traços mais negativos na personalidade, tais como egoísmo, arrogância e vaidade. Mas a surpresa veio quando os pesquisadores descobriram que os introvertidos são os mais “caçados”, se comparados com os extrovertidos:

— A constatação de introversão foi surpreendente, porque pesquisas anteriores sugeriam que pessoas que recebem uma grande quantidade de investidas tendem a ser extrovertidas — afirmou Foster. — Mas descobrimos que quem é “roubado” com sucesso de um relacionamento é o oposto, são pessoas socialmente passivas. Pode até ser que um extrovertido receba mais cantadas, talvez simplesmente porque está sempre rodeado de pessoas, mas o fato de ser passivo aumenta o risco de ceder às investidas e ser “caçado”.

Via Extra