Por: João Marcos | 5 anos atrás

Um dos quadros mais intrigantes da História, Mona Lisa, foi feito por Leonardo da Vinci há mais de 500 anos e os mistérios sobre a obra ainda intrigam pesquisadores e curiosos. Quem foi, afinal, a musa inspiradora da famosa obra? Por que ela tinha esse sorriso tão intrigante?

Intrigados com todas essas perguntas e com as dúvidas de séculos, alguns cientistas foram até Florença, na Itália, à procura da família de Francesco del Giocondo, marido de Lisa Gherardini, que teria servido de modelo a Da Vinci – o nome original da obra é La Gioconda.

Pesquisadores italianos abriram os túmulos da família Giocondo, que ficam na basílica da Santíssima Annunziata, no sepulcro da família. Eles colheram materiais dos ossos de três mulheres e esperam descobrir qual delas era Gioconda, que viveu como freira nos seus últimos anos de vida. Os pesquisadores esperam encontrar traços similares entre o material coletado e o material do filho da musa. Quando isso acontecer, eles terão certeza de quem, de fato, foi Mona Lisa.

A seguir, confira imagens do momento em que a tumba foi aberta – o vídeo está em italiano, sem legendas, mas ele vale a pena que você assista, se quiser ter uma ideia de como é a cripta da família de Mona Lisa.

[youtube_sc url=”http://youtu.be/SCGKoeHij6s” width=”640″ autohide=”1″]