Por: Ricardo Daniel Treis | 8 anos atrás

Mais um dia da ação de aproximação dos candidatos a vocês, segue hoje a bateria de respostas para a pergunta de número 3.

Não deixe de conferir os outros dois posts já publicados (1 e 2), temos aí um material muito bom para avaliação dos elegíveis aqui da região.


QUESTÃO 3
Leitores que trabalham em órgãos públicos questionam a disparidade salarial existente entre eles e os candidatos, cujo cargo eletivo prescinde de nível superior. O candidato tem alguma proposta para minimizar essa desigualdade? Qual?

RESPOSTAS DOS CANDIDATOS A DEPUTADO ESTADUAL
Carione Pavanello
Para os funcionários públicos, o ideal é um plano de cargos e salários que tenha critérios e justiça, fazendo com que todos tenham igualdade e oportunidades de melhorar seus salários e sua posição dentro da estrutura pública. Este é um assunto que, apesar de sua complexidade,  tem que ser permanentemente discutido até corrigirmos as desigualdades.

 

Carlos Chiodini
Devemos entender a diferença entre atribuições e principalmente a natureza dos termos custo, preço e valor. Quando conferimos “valor” a algo, não discutimos seu preço ou custo, apenas consideramos seu valor. Isso vale para artistas que admiramos por exemplo: eles têm seu valor, por nos trazer alegrias. O que falta é políticos de valor, que justifiquem o salário que recebem, não de redução de salário. Nosso propósito é criar um mandato de valor, que faça com que os rendimentos sejam irrisórios diante da valorização do trabalho e seus resultados.

Quanto à disparidade de salários entre formados/não-formados,podemos dizer que a Assembléia é um canal de representantes do povo, e cada um elege o representanre conforme a própria consciência. O que podemos sugerir é uma maior participação política de todos, para que o nível dos candidatos torne-se cada vez mais compatível com a maioria da população, prevendo uma população de pessoas muito educadas (é o que desejamos).

 

Dieter Janssen
Foi de minha autoria o projeto para o fim do pagamento de sessões extraordinárias e para diminuição do recesso parlamentar de 90 para 45 dias (sendo que o objetivo era alcançar 30 dias) na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul. É por isso que meu slogan é “Trabalhar com transparência por um Estado mais eficiente e econômico”.

 

Leone Silva
Faço parte do Partido dos Trabalhadores, que historicamente luta pelos direitos do trabalhadores e se existe alguma injustiça salarial em alguma classe com certeza iremos lutar para que isso se resolva. Tenho pouca informação sobre a pergunta mencionada, minha sugestão é abrir um debate com esses servidores públicos visando esclarecimentos para colocar o assunto em questão.

 

RESPOSTAS DOS CANDIDATOS A DEPUTADO FEDERAL
Ivo Konell
Essa é uma questão constitucional, e para isso é necessário uma Emenda Constitucional, à qual seriamos totalmente favoráveis.

 

Jean Leutprecht
A eleição é um processo democrático. Não sendo analfabeto, e estando em pleno gozo dos direitos políticos, qualquer eleitor pode se inscrever para cargos no Legislativo e Executivo. Portanto, a responsabilidade de eleger bons representantes, capacitados, intelectualizados, depende única e exclusivamente de nós eleitores. Se nos tornarmos mais exigentes com aqueles que pretendem nos representarem, por certo diminuiremos essa disparidade entre eleitos para cargos públicos e os funcionários subordinados a eles.